sexta-feira, 14 de agosto de 2009

IELA discute África nos dias 18 e 19 de agosto

O Instituto de Estudos Latino-Americanos realiza, nos dias 18 e 19 de agosto, o Seminário Internacional África – um outro olhar: história e perspectivas, em parceria com o Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. A idéia do evento nasceu da proposta construída a partir da realização do Encontro Cultural Lusófono, em junho deste ano, quando o IELA recebeu na UFSC estudiosos e artistas africanos para discutir as questões ligadas às relações África/América Latina.

Durante o Encontro Cultural observou-se que havia um grande número de pessoas interessadas no tema África, mas não existia qualquer núcleo de pesquisa na universidade, organizado de forma mais sistemática, que trabalhasse com o assunto. Foi daí que nasceu a idéia de o IELA oferecer um espaço de pesquisa e de articulação para o debate desta realidade. Várias reuniões aconteceram, pesquisadores de diversos centros apareceram e até o Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros se reestruturou, apontando para a realização deste seminário que pretende inaugurar uma rede de pesquisa mais sistematizada.

O seminário começa na terça-feira, dia 18, às 15h, no Auditório do CCE/UFSC com a conferência do escritor angolano Ondjaki, que também vai apresentar o seu filme “Oxalá cresçam pitangas”. A partir das 18h30min, no mesmo auditório, acontece o lançamento de livros de Ondjaki e também a exposição fotográfica Africanidades, de Virgínia Yures.

Na quarta-feira, dia 19, a partir da 9h, será debatido o tema: A formação da África Contemporânea, com Silvio Correa (UFSC), Susan Oliveira (UFSC) e Joel Fernandes (Angola/UFSC).

Na parte da tarde, às 15h, é a vez do tema: África no Brasil: problemas e perspectivas, com Fabiane Popinigs (UFSC), Marcos Rodrigues da Silva (FURB) e Marcelo Tragtemberg (UFSC).

No período da noite, a partir das 18h30min, é hora da discussão da Descolonização da África e a participação cubana na luta pela independência, com a participação de Jorge Risquet (Cuba) e Nildo Ouriques (IELA/UFSC).

O encerramento será com o grupo de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô e Capoeira, Afoxé e samba-de-roda.

18 e 19 de agosto – Auditório do CCE
Promoção: IELA

Mais informações :
www.iela.ufsc.br

Nenhum comentário: