domingo, 30 de agosto de 2009

Cultura Negra: Identidade e diferença em Blumenau


Lançamento do documentário "Cultura Negra: Identidade e diferença em Blumenau", de Carla Fernanda, Ricardo Machado e Beli Lessa.
Data: 04 de setembro, sexta-feira
Horário: 20h.
Local: Rancho do Pastel na R. Floriano Peixoto, Centro. Blumenau.


Após a apresentação do filme haverá show com a Confraria do Samba.


Apresentação do documentário Cultura Negra: identidade e diferença em Blumenau

Este vídeo nasceu da Lei 10.639 e a necessidade de inserir o debate sobre a história e cultura afro-brasileira nas salas de aula. Mas, primeiramente foi necessário problematizar o tema da identidade e diferença para não cairmos nos lugares comuns e reforçar os estigmas e a perpetuação da exclusão. Não bastaria incorporar esta temática e inseri-la em mais uma peça do “mosaico cultural” contemporâneo, utilizando recursos pautados na retórica da “tolerância das diferenças”. Aqui evidenciamos a necessidade de tomar a identidade fora de sua marca racial e essencialista, para compreendê-la como uma construção lingüística, e por isso, no campo das relações de poder. Isto significa colocar em questão os binarismos em torno dos quais as diferenças se organizam.
Esta discussão é urgente em uma cidade como Blumenau onde a afirmação étnica é uma constante nos discursos políticos e culturais. Falar de identidade afro-brasileira é justamente a possibilidade de tratar do discurso do contrário, das margens, dos territórios e, sobretudo, indicar os limites e incoerências que todo discurso identitário carrega consigo. Assim como a roda que gira para se reconfigurar, este vídeo está neste lugar de fronteira. É somente ali que é possível compreender a produção das diferenças e suas implicações políticas: os limites entre a exclusão e a afirmação.
Afinal, não basta tolerar ou celebrar as diferenças, é preciso problematizá-las.

Nenhum comentário: