quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Gestos raros – I

Míriam Santini de Abreu

Umas sementes que a gente planta, às vezes, fazem brotar e crescer algo de raro e belo. Recebi nesta semana um envelope da Fundação Cultural de Joinville. Dentro, duas cópias de um Recibo de Doação e um ofício no qual a coordenadora do Arquivo Histórico do município informava que, por deliberação da Comissão Interna de Avaliação do Acervo, uma das edições da Pobres & Nojentas seria incorporada ao acervo da instituição. Trata-se da edição 22, de março/abril de 2010, na qual menciono minha busca por informações sobre Julia Engell-Günther.

Fiz um texto na época (http://pobresenojentas.blogspot.com/2010/04/pede-e-receberas.html), assim que descobri, na internet, depois de uns 15 anos de buscas vãs, um artigo da pesquisadora Julia Engell-Günther. E foi sobre essa busca que falei na crônica da Pobres.

Pois a Coordenação do Arquivo Histórico de Joinville, um dos mais organizados do Estado, além de remeter o ofício e duas cópias de Recibo de Doação, enviou também um envelope já selado para que eu devolvesse um dos recibos assinado. Joinville é uma cidade que aprendi a amar quando para lá me mudei, em 1995, e o gesto raro da equipe do Arquivo, a organização, o cuidado, trouxeram boas lembranças da cidade.

Comuniquei a pesquisadora sobre o fato, e ela escreveu informando que já está na internet um texto que ela também traduziu sobre um episódio vivenciado por Julia Engell-Günther. Julia também vivia do jornalismo, e a narrativa – ligada à uma história incrível – é de uma fluência rara, bela. Vale a pena ler, e indico abaixo o link, mais uma vez agradecendo esse novo presente da pesquisadora

Julia Engell-Günther:

http://www.martiusstaden.org.br/files/Rellibra/Autores/JuliaEngellGunter_Dados.pdf

O texto sobre o episódio vivenciado por Julia Engell-Günther:

http://www.martiusstaden.org.br/files/Rellibra/Autores/JuliaEngellGunter_Ausdem.pdf

Os dois textos estão hospedados no site do Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão.

3 comentários:

Liliám disse...

Oi possoal, eu procuro de uma fotografia de Julia Engell-Günther, alguem poderia ajudar.
Muito obrigada

Liliám disse...

Bom dia colegas
Eu estou procurando uma fotografia da Julia Engell-Günther. Sim vocês tem alguma informação. Muito obrigada
Att
Liliám

Anônimo disse...

Oi! Há uma professora na Alemanha, Eva Schöck-Quinteros, esq@uni-bremen.de , que se comunica perfeitamente no idioma espanhol e que conseguiu reunir a maior parte do material sobre Julia Engell-Günther. E-Mail:
esq@uni-bremen.de
Boa sorte!
Míriam - equipe da P&N