quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Maciço" será exibido na Casa da Memória

Nesta quinta-feira (30.04), às 19h00, na Casa da Memória (na frente da Câmara de Vereadores da Capital), será exibido o documentário “Maciço”, de Pedro MC. A sessão integra o circuito de apresentações gratuitas que o diretor está promovendo em diversos espaços da Grande Florianópolis, sempre com a presença de um debatedor – desta vez, o escritor Fábio Brüggemann.
Projeto contemplado no Edital Cinemateca Catarinense da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o filme parte da contraposição da imagem estritamente turística da Ilha de Santa Catarina divulgada pela mídia com a realidade vivida pelos moradores de 17 comunidades que compõem o maciço do Morro da Cruz, na região central da cidade.
Com pesquisa, entrevistas e co-produção de Karen Christine Rechia, doutoranda em história do Brasil na Universidade de Campinas (Unicamp), o projeto começou em 2004. Foram gravadas cerca de 102 horas de imagens para esta produção de 79 minutos, que consumiu um ano de decupagem detalhada e outro de edição. Os próprios moradores se envolveram na execução, fazendo trabalhos de bastidor.
A primeira exibição ocorreu no Cineclube Nossa Senhora do Desterro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no último dia 10.

Um comentário:

Anônimo disse...

Próximas exibições do documentário MACIÇO em www.olharpontodoc.blogspot.com confiram, divulguem, critiquem.