sábado, 18 de abril de 2009

A Serra em mim IV– Os olhos do saci

Toiça de taquaruçu: a casa do saci

Míriam Santini de Abreu

Nas dezenas de voltas que dei no centro de São Luiz do Paraitinga, região do Alto Paraíba, alto da Serra do Mar, em São Paulo, descobri que ali nasceram Aziz Nacib Ab'Sáber, Elpídio dos Santos e Oswaldo Cruz. Onde há tema relevante na questão ambiental também está Ab'Sáber, reverenciado por suas contribuições nas áreas da ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia. Ele esteve várias vezes na Universidade Federal de Santa Catarina. É o tipo de pesquisador que não fica entocado dentro da Academia. Em São Luiz, uma placa indica a casa da família.
O cientista, médico e sanitarista Oswaldo Cruz também nasceu em São Luiz, num casarão pintado de branco e azul construído em 1834, em taipa-de-pilão, com paredes internas de pau-a-pique. Hoje a construção abriga um Centro Cultural e Museu, e, para minha surpresa, não cobra entrada, coisa rara. Ao lado há uma paineira linda. De lá, altos da rua, se vê parte do Centro Histórico da cidade. Atrás do casarão também há um bosque onde são produzidas mudas de espécies nativas.
Amei especialmente uma toiça de taquaruçu, que, sabem os que conhecem a estória, é o lar dos sacis. Em uma das fotos, é possível ver os olhinhos dos moleques brilhando na quase escuridão. Há que se registar ainda que em São Luiz nasceu Elpídio dos Santos, responsável pelas trilhas sonoras dos filmes de Mazzaropi.

Um comentário:

Anônimo disse...

incrível mimi, ali estão os sacis, de verdade.... nossa, "rrupiei", como dizem os mineiros....