quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sindicato dos Jornalistas discute atuação do Grupo RBS em Santa Catarina


Na semana em que é celebrado o Dia do Trabalhador, o SJSC realiza a Semana do Trabalhador Jornalista, cujo eixo será a atuação do Grupo RBS no Estado. A primeira atividade será na segunda-feira, dia 27, e a segunda no dia 30 de abril, quinta-feira.
No dia 27, no auditório da FECESC, na Capital, haverá a mesa-redonda Grupo RBS: Domínio Econômico e Discursivo, da qual participam Celso Tres, Procurador da República em Tubarão, e Danilo Carneiro, membro do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ. No dia 30 será feita panfletagem, das 10 às 13 horas, no Largo da Alfândega em Florianópolis, com esclarecimentos sobre a profissão de jornalista e as implicações da atuação do Grupo RBS no Estado, que é alvo de uma Ação Civil Pública pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina.
A Ação, de número 2008.72.00.014043-5, busca tutelar o direito de informação e expressão da população catarinense. O principal objetivo é anular a aquisição do jornal A Notícia, agora do Grupo RBS. Além disso, o MPF quer reduzir o número de emissoras de televisão do Grupo ao máximo permitido por lei, que são duas.
Para o MPF, a situação de oligopólio é clara, em que um único grupo econômico possui quase a total hegemonia das comunicações no estado. Por isso, a Ação discute questões como a necessidade de pluralidade dos meios de comunicação social para garantir o direito de informação e expressão; e a manutenção da livre concorrência e da liberdade econômica, ameaçadas por práticas oligopolistas. O Grupo é a maior rede regional de TV do país. São 18 emissoras de TV, 26 emissoras de rádio AM e FM, oito jornais e 4 portais na internet.
Outro problema é bastante conhecido pelos jornalistas. Vários profissionais foram demitidos quando o Grupo comprou o jornal joinvilense, e em 2009 ocorreu novo “enxugamento” nas redações. Além de questão do desemprego de profissionais com experiência, outro fato preocupante é que a RBS consolida uma posição discursiva privilegiada: dona de emissoras de rádio, de tevê e de jornais, ela é a grande fonte de interpretação da realidade social, espacial, política, econômica, do Estado. Santa Catarina se vê pelos “olhos” da RBS, que consolida a memória das coisas a dizer, filmar e escrever sobre SC.
O Procurador Celso Tres é um dos autores da Ação e irá conversar com os jornalistas sobre a iniciativa do MPF/SC. Já Danilo Carneiro falará sobre as limitações da forma jurídica no que se refere ao acesso da população aos meios de comunicação.
No dia 30 de abril, quinta-feira, das 10h às 13h, no Largo da Alfândega, na Capital, esse debate será levado à população como parte da iniciativa do Sindicato de refletir sobre o fazer dos jornalista no Dia do Trabalhador.

Programação:

SEMANA DO TRABALHADOR JORNALISTA

Segunda, dia 27, às 19 horas, no auditório da FECESC, na Av. Mauro Ramos, 1624, na Capital:

Mesa-redonda - Grupo RBS: Domínio Econômico e Discursivo em SC
* Fundamentos da Ação Civil Pública 2008.72.00.014043-5 – Celso Tres, procurador do Ministério Público Federal em Santa Catarina
*Comunicação, Estado e Capital: as limitações da forma jurídica – Danilo Carneiro, membro do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, inválido pela tortura

Quinta, dia 30, das 10h às 13h, no Largo da Alfândega, na Capital:
Panfletagem com esclarecimentos sobre a profissão de jornalista e as implicações da atuação do Grupo RBS no Estado

Nenhum comentário: