domingo, 23 de setembro de 2007

O museu do lixo



Por Míriam Santini de Abreu - jornalista

O Museu do Lixo da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) - empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis - completa quatro anos no dia 25 de setembro. O Museu fica no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS), no bairro Itacorubi, e tem área de 200 metros quadrados. O local é visitado por cerca de 3,6 mil pessoas todos os anos, com destaque para estudantes da rede pública.
Quando visitei o Museu, em companhia de estudantes de Jornalismo da UFSC, fiquei impressionada com o trabalho de Valdinei Marques, que se auto-denomina Neiciclagem, o embaixador do lixo.Ele leva os visitantes para conhecer o processo de coleta seletiva, as “colinas” de lixo antigamente depositado no local e agora coberto por terra e grama e, principalmente, o Museu. Impossível enumerar a quantidade de objetos reunidos ali, e cuja harmoniosa composição delicia adultos e crianças. Num canto, sofás e um aparelho de som que toca discos de vinil. Noutro, estantes cheias de livros, bibelôs, aparelhos domésticos. Uma deliciosa vertigem para os olhos, tudo aquilo. Nei faz cerimônia de iniciação em volta de uma mandala pintada no chão, e depois todos saem de lá com certificado de agente ambiental.
No CTReS também acompanhei a transferência de resíduos de um caminhão de coleta residencial para outro, maior, no qual o material é colocado para ser levado ao aterro sanitário. Quem vê o lixo despencar de um veículo para outro, restos de comida, papel, plástico e o que houver – tudo num gotejar escuro e viscoso – fica a duvidar da possibilidade de um futuro para a espécie que produz tal tipo de sociedade. As fotos são de Vera Flesch.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Li no teu texto, Míriam:
"Uma deliciosa vertigem para os olhos, tudo aquilo".

Coisa de poeta.

Fernando Karl