segunda-feira, 29 de março de 2010

30 de março: Dia da Terra Palestina

Atividade na antiga FAED, dia 30, 19h, reúne a jornalista Elaine Tavares, Khader Othmann e a exibição de um filme sobre as raízes do conflito.


Desde a década de 70 que no dia 30 de março, nas terras invadidas da Palestina, nos campos de refugiados e nos demais países onde vivem os palestinos emigrados, as gentes rememoram o “Dia da Terra” (Yawm Al-Ard). É um dia de protesto e de resistência, contra a apropriação, por Israel, da terra Palestina.


Esta data acabou tornando-se significativa para o povo palestino porque em 1976, em resposta ao anúncio do governo israelense de um plano que iria confiscar mais terras em áreas árabes, para a construção de novas colônias e ampliação de cidades judaicas, foi organizada uma greve geral pelos palestinos e aconteceram diversas manifestações nas cidades árabes, desde a Galiléia até o Negev.


Naquele dia, o governo israelense, através do seu exército, reprimiu violentamente a população com tanques e artilharia pesada. O saldo do confronto foram seis jovens - cidadãos árabes – mortos, 96 feridos e 300 presos.


Desde então o 30 de Março, tornou-se anualmente um dia de reflexões e manifestações, realizadas não só por cidadãos palestinos, mas por árabes e demais cidadãos de todo o mundo. A solidariedade das gentes ao povo Palestino é o que mantém a esperança de que um dia se possa viver em paz na terra das oliveiras.


Neste ano de 2010, o "Dia da Terra" simboliza também a resistência palestina à ofensiva em curso, de Israel, no que diz respeito à continuada expropriação de terras, ao apartheid, à colonização e à ocupação.

Em Florianópolis, para lembrar esta data em que, mais uma vez, o povo da Palestina foi massacrado, e para tornar significativo sacrifício de tanta gente, o Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino chama para a apresentação de um filme que mostra como se dá a resistência. Participam ainda como debatedores, Kadher Othmann, do Comitê e a jornalista Elaine Tavares

Data: 30 de março de 2010 - terça-feira

Hora: 19 hs

Filme: Occupation 101 - A Voz da Maioria Silenciada

Debatedores:

Khader Othmann - Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino

Elaine Tavares - jornalista

Local: Museu da Escola Catarinense (antiga FAED) - UDESC. Projeto Cinearth - R. Saldanha Marinho, 196, Centro.

Entrada Franca

Sinopse: Occupation 101 - A Voz da Maioria Silenciada - Dos diretores Abdallah Omeish e Sufyan Omeish , 2006, duração 80 minutos. O filme trata das raízes históricas do conflito entre Israel e Palestina, abrangendo uma ampla gama de assuntos, entre os quais: a primeira onda de imigração dos judeus europeus para a região da Palestina nos anos de 1880; as tensões dos anos de 1920; as guerras de 1948 e 1967; a primeira Intifada de 1987; o processo de paz de Oslo; a expansão dos acampamentos judeus; o bloqueio econômico e a ocupação de Israel na Faixa de Gaza; o papel dos EUA no conflito; o testemunho das vítimas da ocupação israelense.


Nenhum comentário: