sexta-feira, 5 de março de 2010

Rumo ao Sul



Na primeira foto, Jack em "las Manos de Dios"


Jackson Abreu, DJ e surfista, esteve no Uruguai no final do ano, de onde trouxe um relato da beleza que são as viagens:


Foi minha primeira grande viagem fora do Brasil. Impossível descrever tamanha satisfação para um manézinho da ilha que poucas vezes atravessou a ponte para conhecer um pouco do litoral e interior do nosso estado (Santa Catarina). Relato aqui o que para mim se tornou uma regra, separar um pouco de grana, todo mês, para viajar.

1.100 km foram o suficiente para que eu descobrisse um país tão rico culturalmente que me deixou muitas saudades e lembranças. Um povo que recebe o visitante de braços abertos e com admiração, pois, para os uruguaios, o Brasil é o país do futuro.

La Paloma é um lugarzinho maravilhoso onde passamos a maior parte da viagem e também onde fizemos amigos para nunca mais esquecer. Praias maravilhosas e gente hospitaleira, um farol com vista de encher os olhos, ao custo de 150 pesos, R$ 1,50. É fácil transformar a moeda uruguaia, o peso, para real (10 PESOS equivalem a 1 REAL). O artesanato é uma característica do povo, e muitos artistas tem obras belíssimas. No único dia de chuva resolvemos ir a Montevidéu, uma cidade cheia de prédios à beira-mar. Eu queria conhecer mais, pois me falaram que é uma cidade cheia de museus e de atividades culturais, mas a chuva não permitiu ver muita coisa.

Em Punta del Leste, que parece Jurerê Internacional mais rica ainda, o que destaco é Las Manos de Dios, uma escultura em forma de dedos como se estivesse saindo da areia, obra de um artista chileno. De volta a La Paloma, em uma das praias conhecemos Valentin, um homem de coração aberto pronto para ajudar o mundo. Nós queríamos alugar uma casa, pois onde estávamos, nas cabanas de Andresito, já havia reserva para outros hospedes. Valentin nos apresentou Isabel, que cuidava de uma casa para uma amiga. Acertamos o aluguel e de lá “expulsamos” Valentin, que estava na casa enquanto não aparecesse alguém para alugar. Valentin tornou-se nosso amigo e assim passamos a conhecer mais da sua história de vida, um homem culto, surfista e professor de tênis que mora no Havaí e passa o verão do hemisfério sul no lugar onde nasceu. Na despedida, claro que Valentin e Isabel choraram, nos deixando de coração na mão.

Saindo de La Paloma, esbarramos com uns ciclistas e então a surpresa. Minha namorada pergunta: “Vocês são de onde?” e a resposta! “De Floripa”. Eles, que haviam saído de Florianópolis no dia 26/12/2009, foram até Buenos Aires de avião e seguiram de bike para o Uruguai, onde os encontramos. Fato ainda mais inusitado, eles são do bairro Campeche (Sul da Ilha), de onde saímos.

Seguimos em frente rumo a Punta del Diablo, praia procurada por muitos jovens mochileiros uruguaios e argentinos Nesse dia prevalecia o famoso vento sul e a praia não era a atração principal, pois o programa do dia foi em volta de uma praça bem simples, onde havia uma barraca de bambu e lona, cheia de livros e muitos leitores, alguns bebendo e curtindo um som na viola.

Aí meu sogrão olha para mim e diz: “Parece o Farol de Santa Marta em Laguna na década de 70, e o melhor, com ondas”, como se estivesse voltando no tempo e passando um filme. Lugar tão procurado que, após o dia 02/01 de qualquer ano, não se consegue um lugar para pousar, a cidade fica cheia. Tivemos que dormir em outra cidade próxima chamada La Coronilla.

No dia seguinte voltamos para Punta del Diablo, pois as ondas prometiam, mas ficaram nos devendo. Almoçamos em um bistrô que servia uma comida tão maravilhosa que tivemos que conhecer o chef, Mario Padrón, outra pessoa fantástica. Atrás do bistrô almoçava um senhor em uma área reservada, que nos contou várias histórias de quando trabalhava em fazenda e lidava com gado. Pegamos mais umas ondas e tocamos em direção ao Chuí, passamos no free shopping e em seguida pegamos a estrada para Florianópolis.

Nenhum comentário: