segunda-feira, 8 de março de 2010

Ao Fábio, gaúcho mineiro que cumpriu uma promessa

Míriam Santini de Abreu


Chorei hoje, de alegria, intensa, daquelas que fazem a alma arder, como há tempos não ardia. Tudo porque o Fábio Chagas, o gaúcho que mora em Minas Gerais e que conheci em Cuba, cumpriu uma promessa.

Todos os dias, no acampamento em que ficamos, um CD tocava, a partir das 5h45, uma seleção de músicas para acordar o povo. Começava com o galo cantando, o que provocava muitas risadas. Todos nós, os participantes da XVII Brigada Sul-Americana de Trabalho Voluntário e Solidariedade com Cuba, já sabíamos a seqüência das músicas. Mas uma eu amava em particular, e só consegui descobrir que era do músico, poeta e cantor cubano Silvio Rodríguez. O nome, ninguém sabia dizer.

Pois o Fábio, um professor universitário bom de conversa, conseguiu gravar o CD do acampamento e prometeu que o enviaria para mim, lá das montanhas de Minas.

E agora, Fábio, estou eu, ouvindo o CD, tolamente chorando de felicidade, de saudade de Cuba, daqueles dias, ouvindo Silvio Rodríguez cantar como se fosse só para mim.

Ah, o presente que um homem pode dar a uma mulher!

Nenhum comentário: