quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Em Caraá, a nascente límpida de um rio castigado




Míriam Santini de Abreu

Um lugar para ver a noite coalhada de vagalumes, dividir a estrada com carro de boi e banhar-se nas águas limpas da nascente de um rio. Num tempo em que veranistas se estendem aos milhares nas praias do Atlântico catarinense, quem pode e gosta de viajar tem a opção de seguir rumo ao sul e chegar a Caraá, a 90 Km de Porto Alegre. Ali, como canta Ivan Lins, a gente sente que, mesmo vivendo na cidade, tem em si um pouco de “bicho de rio e de mato”.

No pequeno centro do município há um prédio de 1933, da família Fofonka, que é como uma marca do lugar. Nelson Fofonka, de 50 anos, conta que o bisavô veio da Áustria para o Brasil e assim os descendentes foram fincando raízes na nova terra. Os Fofonka tem mercado, venda de produtos agropecuários – que fica no casarão dos anos 30 – e a “Casa Princesa de Nelson Fofonka”, que parece ter nas prateleiras o que se puder imaginar. É como encontrar tudo o que há no Mercado Público de Florianópolis dentro da pequena casa de madeira pintada de azul.

Um dos lugares onde o visitante pode ficar é na Pousada Camélias Brancas, a 16 Km da sede do município. Ali é como uma estalagem onde a gente entra, se apresenta, tira o calçado e se esparrama em um sofá. Parece que está em casa. Os donos, Elizete Cardoso e Arno Boelter, recebem os visitantes com iguarias feitas, em boa parte, por ela própria. Elizete costuma acordar ainda de madrugada para assar vários tipos de pães, quase quentes quando, no café da manhã, neles se espalham geléias de abacaxi, figo, bergamota, uva. Ao lado da pousada corre o Rio dos Sinos, com as margens tomadas por cachos de hortênsias azuis. À noite, tem-se direito ao céu. Graças à escuridão, a Via Láctea, com a familiar Constelação do Órion, é esplêndida.

Da pousada até o início da trilha para a nascente do rio é preciso percorrer mais um trecho de estrada sem asfalto. A caminhada no meio da mata, por cerca de dois Km, leva cerca de uma hora. O ideal é contratar um guia e negociar o preço, porque há vários trechos onde é preciso atravessar o rio e é fácil se perder. No caminho há três quedas d´água. Uma é de cerca de seis metros de altura e outra de 20 metros. Nesta o trilheiro já pode se dar por satisfeito.

Mas dali até a Cascata da Nascente vai mais meia hora de caminhada, e esta exige esforço um pouco maior. Nos trechos muito verticais há cordas nas quais o visitante pode se agarrar para não correr o risco de cair ou ficar pelo caminho. E assim, passo a passo, entre uma e outra escorregadela ou batida em galhos e pedras, a gente começa a ouvir um gorgolejar, um rugido mais intenso, e numa curva aparece o paredão coberto de mata pelo qual despencam, ao longo de 120 metros, as primeiras águas do Rio dos Sinos, que percorrem 190 Km até a foz, no Delta do Jacuí, município de Canoas.

- O que há lá em cima? – pergunto ao guia, Olívio Milhacheti, 50 anos, que já foi até o alto do paredão.

- Ah, ali é tipo um banhado, corre a água, elas se rejuntam e descem na cascata.

Olívio diz que, na nascente de água limpa, há muito lambari e jundiá. Mas conforme o Rio dos Sinos segue seu sinuoso trajeto, aquele feito pelos primeiros colonizadores da região – inclusive luso-açorianos - isso muda. As águas percorrem municípios de vocação industrial, como Novo Hamburgo e São Leopoldo, e recebem resíduos industriais e domésticos. Em 2006 ocorreu um dos maiores desastres ecológicos do Estado, com a morte de cerca de um milhão de peixes. No final do ano passado ocorreram mais dois casos, porém em menor escala. Por isso, conhecer esses lugares e essas histórias deixa no viajante aquela impressão profunda, de ser também “bicho de rio e de mato”. Mas desse rio, desse mato, é que se arranca o conforto da cidade, e ao rio se devolve o quê? Longa vida à nascente de Caraá.


Como chegar:

Via Br-101 até Osório e dali pela Br-290 (Freeway) até Santo Antônio da Patrulha, que fica 10 Km antes de Caraá. Acesse http://www.caraa.rs.gov.br/


Veja o vídeo sobre a visita à Cascata da Nascente em:

http://www.youtube.com/watch?v=LnyxQ9iSvMY

Nenhum comentário: