quinta-feira, 31 de julho de 2008

Urda Klueger lança romance pré-histórico

Por Elaine Tavares - jornalista
Quem imerge no turbilhão dos seus olhos claros sabe bem, o que a Urda mais ama é a sua Santa Catarina. Não é sem razão que seus romances sejam sempre um retratar arrebatado da vida que vive e se expressa nesta pequena extensão de terra do sul do mundo. Em cada texto, cada história, cada sentimento, está marcada a paixão por estas gentes catarinas. E, em toda sua vida, o que Urda Klueger tem feito é mesclar o seu conhecimento da história com a narrativa destas vidas que constroem o mundo das terras de baixo de “nuestra América”.
Pois agora a Urda entrega à Santa Catarina mais um romance, desta vez mergulhada na pré-história da nossa gente. É o Sambaqui, resultado de dias e noites de pesquisa e de vivência nas praias deste estado. Dormindo em barracas de lona, espreitando o mar nas noites de lua cheia, sentindo o cheiro de um passado longínquo à beira de fogueiras, caminhando solitária pela praia, Urda logrou estabelecer um encontro com a história mais remota do nosso lugar e, no dizer do escritor Viegas Fernandes da Costa, consegue, com o novo livro “mostrar a antigüidade, a diversidade e a riqueza das pessoas que há mais de 4 mil anos já andavam por aqui, que nestas terras sepultaram seus mortos e que nos legaram alguns vestígios das suas culturas preservados sob nossos pés.
Ao narrar a história de Jogu, Sanira, Calexo e tantos outros personagens que há quatro milênios organizaram suas vidas sobre uma montanha de conchas, que hoje chamamos de sambaqui, no litoral catarinense, Urda entrelaça ficção e arqueologia, arte e ciência, emoção e razão para compor, a partir dos fragmentos de um passado que se anuncia nas peças dos museus e nas pistas dos sítios arqueológicos, uma história repleta de humanidade, de descobertas e de paixão”.
O Sambaqui – 19º livro de Urda - é, então, resultado de longa busca por museus, bibliotecas, escavações, mas, fundamentalmente é fruto do profundo amor que Urda nutre pela história deste chão. Por isso, vale a pena conferir o lançamento no próximo dia 07 de agosto, na Livraria Livros e Livros, às 18h30min. Um único olhar para esta mulher branquinha, lá de Blumenau, e já se está prisioneiro, porque Urda, muito mais do que uma contadora de estórias, é uma mulher que, com sua insaciável paixão, nos carrega para dentro da história viva de Santa Catarina. Agora, são os sambaquianos que, com ela, pulam no nosso cotidiano, e nos fazem amar ainda mais estas largas extensões de areia que formam as praias do estado. Porque, ali, há milhares de anos, amaram e sonharam os nossos ancestrais. Agora eles voltam, e, de novo, nos ensinam...
Venha então celebrar com a Urda esse momento único. Livraria Livros e Livros, dia 07 de agosto de 2008, às 18h30min.

Nenhum comentário: