terça-feira, 18 de março de 2008

Assis

Partiu o nosso Assis. Um lutador pela Universidade Pública. A nosso pedido, Assis sempre fazia o jantar para o lançamento do número de aniversário da Pobres, para o lançamento de nossos livros. Geralmente um arroz carreteiro. Bastava entrarmos no restaurante dos Volantes da UFSC e ele nos levava até a cozinha para conferirmos a aparência e o sabor da comida na enorme panela. E enquanto todos comiam, ele ficava com os braços cruzados sobre o balcão, sorrindo, sozinho, prazer de ter feito. Era uma luta para que pudéssemos lavar a louça, ajudar a recolher os pratos sujos. Ele queria fazer isso também. E era com gosto que levava a revista para vender em Brasília, nas plenárias da qual participava como coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC. Vendia quase todas. E quando estávamos com ele e aparecia algum conhecido, nos apresentava com orgulho de pai. - Essa é fulana, faz isso e aquilo e aquele outro. Disposição para a vida, Assis a tinha.

2 comentários:

Thais disse...

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis (Bertold Brecht)
Assis era assim, imprescindível, na luta pelo HU 100% público, pelo ensino publico de qualidade, contra a hipocrisia dos poderosos....
Estamos de luto pela sua partida precoce mas certamente se pudesse ele nos diria: A luta continua companheiros e essa luta é de todos!

Gilberto Motta disse...

Iluminado e querido parceiro Assis. Trabalhei no Sintufsc da UFSC com pessoas parceiras e lutadoras, entre elas o grande Assis. Saudade já dói das comidas, dos churrasco, das geladas e,claro, das lutas em defesa dos trabalhadores da universidade. Vá em paz, grande Assis...ilumina o universo, guerreiro! (Gilberto Motta, jornalista Chapecó/SC).