quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cabanas em tempos de shoppings




Na primeira foto, Jussara; na terceira, "Nesta"

Jussara Godoi

Em tempos de "desencantamento do mundo", tenho sempre a sorte de chegar até mim algo que me faça repensar minhas atitudes. Foi o que aconteceu, durante os três dias em que passamos, eu e meu companheiro Ronaldo, no sítio do Neni (Onelsimo) e da Nesta (Ernestina),lá no interior do RS. Um lugar sem igual, que visitamos pela segunda vez e ao qual pretendemos voltar muitas vezes.

Tudo naquele sítio teria muito valor de troca se o proprietário assim o quisesse, pois tudo o que produzem é saudável e ecologicamente correto. Mas eles não querem fazer parte do mercado. Prefere manter o valor de uso. "Eu não preciso de dinheiro, já tenho tudo o que preciso aqui", diz Neni, sempre sorrindo. "Aqui a gente ensina o respeito pelo meio ambiente". Quando alguém chega lá pela primeira vez, ele já vai logo avisando: "Cuide como se fosse teu, tudo o que tem aqui, todos podem usufruir e não precisa pagar nada".

E eu, acostumada com a vidinha de "shoppings", como a maioria da população, de tempos em tempos tenho que rever as minhas atitudes. E foi em meio a essa gente de vida simples e sincera que vivi algumas noites de "Samantha Stephens". Quem assiste a série, como eu, deve se lembrar de um dos episódios em que um casal passa por uma cabana abandonada e, ao entrar, encontra um lindo e aconchegante lugar, mas com um detalhe: só estava lindo porque, minutos antes, Samantha estivera ali com suas magias. A cabana era, na verdade, abandonada e inabitável aos olhos de muitos.

Pois foi exatamente isso que encontramos lá no sítio. Uma cabana construída com bambu, sem luxo e sem nenhum valor imobiliário, mas preparada com muito carinho para receber os amigos, com um fogão a lenha onde Neni adora preparar uma boa comida e bater papo. E uma lareira , que nos dias frios fica acesa durante a noite para compensar o friozinho que passa pelas frestas do bambu! Quando eu possuir os "poderes" da Samantha, vou transformar todos os "shoppings centers" em cabanas encantadas!

Um comentário:

elaine tavares disse...

é ISSO AÍ MESMO... ABAIXO OS XOPINGUES..VIVA A VIDA SIMPLES....