terça-feira, 22 de julho de 2008

Leve feito o vento vem...


Míriam Santini de Abreu


Leve feito o vento vem
Já quase de manhã
Quase não acreditei
Nesse sonho
Pude até sentir você
Chegando pelo ar
E entrando em mim
Devagar

Começa assim uma música que amo... Roupa Nova, anos 80. Mas não havia uma coletânea sequer onde ela tivesse um pedacinho de faixa. Mas eu a canto, especialmente quando chega a Primavera e os delicados olhos-de-boneca me espreitam nos jardins. Eram esses os versos que me tomavam quando eu caminhava na João Pio Duarte Silva, a rua que fica ao lado do Parque do Córrego Grande, uma das poucas áreas verdes urbanas de Florianópolis. Eu passava ali todos os dias a caminho do Sintufsc, pássaros habitavam meu peito naquelas manhãs.

Os pássaros foram para outros ninhos, o inverno é pedregoso na minha alma, mas eis que aquele vento vem de outra forma, num lugar que, tantas vezes, me oferta presentes: o You Tube.
Pobres & Nojentas tem conta lá, e, quando aguardo longos minutos para carregar o que chamo de “filminhos”, é no desejo de partilhar com outros e outras as nossas interpretações da vida e das coisas. E é esse desejo de partilha, penso, que inspira tantas pessoas a levar cenas e sons para essa virtualidade que se torna absolutamente concreta ao nos carregar ao passado, ao nos fazer desejar um futuro. Porque o visto e o ouvido naquele retângulo muitas vezes enosam todos os meus sentidos. Os pássaros voltam, mesmo que brevemente, uma suficiência fugidia aplacando a eterna insuficiência.

Um comentário:

Samuel Frison disse...

Oi Mírian, lembro dessa música e tenho o vinil guardado no sótão da casa de minha mãe. Se quises, te empresto. Bj sds