segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Derrotado! E agora, quê?

Elaine Tavares – jornalista

Enfim aconteceu. Depois de mais de dez anos e dezenas de eleições, finalmente, Hugo Chávez foi derrotado. O louco, o ditador, o intempestivo, o “negro”, o insuportável populista. Desde Atlanta, o braço armado da comunicação capitalista, foram disparados todos os torpedos midiáticos possíveis e não foi pouco o dinheiro derramado para financiar a campanha do não às reformas constitucionais. Junte-se a isso toda a mesma velha e já conhecida conspiração envolvendo a tão velha e conhecida CIA (Central de Inteligência dos Estados Unidos). Assim, com praticamente o mundo todo fazendo torcida contra (inclusive a Rede Globo, fiel representante da classe dominante brasileira) e com alguns erros estratégicos, Chávez perdeu pela primeira vez. 50,7% a 49,29. Uma diferença apertada que bem mostra a dureza da luta de classe na Venezuela. No início da noite, tão logo saíram os resultados, o presidente foi à televisão, reconheceu a derrota e disse que a Venezuela vai seguir seu caminho respeitando a decisão das urnas. E agora, o que mais vão dizer de Chávez?

O “ditador” reconhece o resultado, diz que a vida segue? Mas como? Ele não é um louco, um anti-democrático? Que se vai fazer agora? Que mensagem será distribuída pelos canais da CNN, pelas agências estadunidenses, pelos porta-vozes do poder? Certamente vão se acirrar as notícias de que o povo da Venezuela voltou a recuperar o juízo, que “os bons” venceram, que a queda de Chávez está próxima e toda a sorte de maledicências. Não é preciso ir muito longe no tempo histórico e vamos ver como foi que os Estados Unidos fez para ocupar o Panamá, Granada, Chile, Afeganistão, Iraque, Haiti, enfim, qualquer lugar que se arvore querer caminhar com os próprios pés.

Durante a semana do referendo, várias foram as denúncias sobre as ações da CIA na Venezuela, financiando estudantes das universidades privadas, buscando apoio de alguns grupos de esquerda e sindicalistas que estão contra Chávez. Esse processo foi desvelado como “Operation Pincer” e mostra que a proposta dos Estados Unidos é criar um ponto fixo de oposição a Chávez envolvendo inclusive, os militares dissidentes. A idéia é iniciar um foco insurrecional com o já roto bordão de “busca da democracia”. Claro que a democracia de que falam é a mesma que estão impondo ao Afeganistão e ao Iraque.

Outro ponto de grande oposição foi a da golpista FEDECAMARAS, de atuação conhecida no episódio do paro petroleiro e no golpe de 2002. Como uma das propostas de mudança constitucional instituía a jornada de seis horas para os trabalhadores, os comerciantes e o empresariado estavam em pânico. Redução de jornada significaria redução de lucros e isso ninguém poderia admitir. Com isso, a mídia (que nunca sofreu censura por parte do governo bolivariano) foi pródiga nas campanhas e na divulgação de mentiras.

Chávez, por sua vez não é um santo, e nem poderia sê-lo. É apenas um político humano, demasiado humano, com toda a sua carga de erros e desacertos. Ele acredita piamente que pela via democrática, com a cada vez maior participação popular, é possível ir mudando os rumos da Venezuela. Ele acredita no seu povo, crê no processo protagônico dos pobres, dos desvalidos. E foi por acreditar que a população poderia reconhecer a importância das mudanças que estão acontecendo no país que ele cometeu alguns erros. Um deles foi não ter feito a consulta ponto por ponto como bem analisa o teórico Heinz Dieterich. Havia muita gente que não estava concordando com alguns dos artigos e isso pode ter levado a grande abstenção que se registrou. Afinal, mais de 44% da população decidiu não votar. Pode ter pesado esse aspecto. As pessoas não queriam votar em bloco, sem poder deliberar artigo por artigo.

Para grande parte dos trabalhadores e dos camponeses a derrota do sim significa um grande travo nas conquistas populares. Como bem lembra o analista estadunidense James Petras, um dos artigos da mudança constitucional acelerava ainda mais o processo de reforma agrária tornando mais ágil a expropriação das terras. Segundo Petras, Chávez já assentou mais de 150 mil trabalhadores sem-terra sobre 2 milhões de acres [809,4 mil hectares). E tudo isso num país que até pouco tempo importava tudo o que consumia. Além disso, uma outra emenda garantia a cobertura universal de segurança social a todos os trabalhadores do setor informal (vendedores de rua, trabalhadores domésticos, auto-empregados) que representa hoje 40% da força de trabalho na Venezuela.

Não bastasse isso, entre as mudanças havia a que garantia admissão aberta e universal à educação superior, abrindo as universidades para os mais pobres e outras que aumentavam o poder o orçamento dos conselhos de moradores para que pudessem atuar e investir diretamente nas suas comunidades. Tudo isso eram mudanças insuportáveis para a classe que sempre esteve no comando e que ainda detém o poder econômico na Venezuela. Não foi à toa que a luta se deu de forma renhida.

Grande parte dos analistas é unânime em dizer que o ponto que mais pesou para a abstenção foi o que garantia ao então presidente a possibilidade de se apresentar de forma ininterrupta para as eleições. Essa possibilidade de a Venezuela ter Chávez como presidente por anos a fio foi a gota de água que fez com que o capital usasse de todas as suas armas para derrotar o venezuelano. Modestamente colocada na minha condição de mera “olheira” dos fatos, me permito discordar. Esse foi talvez o ponto mais discutido, o que garantia aos poderosos do mundo disseminar o preconceito através da palavra “ditador”. Mas, uma olhada no conteúdo das mudanças, e a gente já pode ver que a questão foi bem outra. Caso passassem as reformas, a Venezuela daria um gigantesco passo na direção da Reforma Agrária, do direito dos informais, das melhorias para os trabalhadores empregados, de uma segurança previdenciária justa e muito mais. Esses artigos, independentemente de quem estivesse no governo, seriam por si só, insuportáveis para os donos do capital. Então, Chávez estar ou não na presidência não teria importância alguma. Os direitos estariam garantidos e seriam defendidos pelos conselhos populares, também fortalecidos pelas mudanças.

Assim, o que estava em jogo na Venezuela era sim o poder popular. A garantia dos direitos dos trabalhadores, dos empobrecidos, das gentes organizadas. É nesse sentido que o erro de Chávez assume uma dimensão desalentadora. Porque, ao tentar garantir uma possibilidade de reeleição, votando em bloco todas as mudanças, acabou perdida – nesse momento - a possibilidade de um avanço concreto nas conquistas do povo. Então, talvez seja hora de o governo venezuelano perceber que as elites não estão mortas, que o poder econômico é forte, que a classe média é assustadiça e escorregadia e que muita mais gente do que se pode imaginar tem medo de ver o povo no poder. Às vezes, gente do próprio povo que não consegue se libertar de sua condição de escravo. Os servos voluntários, sempre prontos a tremular a bandeira de seus opressores.

Mas, passado o momento de perplexidade das gentes em luta, sempre é tempo de retomar o caminho. As conquistas podem ser recuperadas pontualmente, uma a uma. Não é hora de esmorecer. Muito pelo contrário. O resultado das eleições só prova que a luta de classes segue acirrada e que ainda há muito por fazer. Não é fácil, nunca foi, lutar contra o império. A história mostra que, nestes embates, os mais fracos sempre acabam acossados, esmagados, dizimados. Na Venezuela, nos próximos meses, saberemos, enfim, quem são os fracos. Não deu agora. O tempo dará as respostas...

6 comentários:

Anônimo disse...

COMO VOCE MESMO DIZ EM SEU TEXTO, QUE A HISTORIA DEIXA SEU REGISTRO, EU DIRIA MAIS, DE UMA BOA OLHADA NA HISTORIA PREGRESSA DESTE HOMEM, LEIAM BEM O CURRICULUN VITAE DESTE EX-MILITAR, QUE ALGUNS ANOS ATRAZ FEZ SEU CURSINHO DE GOLPISTA E AGORA QUER DAR UMA DE BOM SAMARITANO. BEM EU DIRIA QUE VOCES ESTAO BEM CONTENTE COM AS IDEIAS "MONARCAS" CAMUFLADAS QUE SEU CHAVEZ ESTA QUERENDO IMPOR AO POVO DESVALIDO DE UM POUCO DE DECERNIMENTO DO QUE E REALMENTE UMA "DEMOCRACIA". E PELO QUE ENTENDI O TEXTO FOI REDIGIDO POR UMA PESSOA QUE ESTAVA LA, ENTAO SO TENHO A DEDUZIR QUE SE TRATA DE ALGUEM QUE ESTA MUITO BEM, MORANDO EM UM PARAISO, JA VI TUDO O PARAISO E A VENEZUELA, O BRASIL E O INFERNO, OLHA QUANDO O CHAVITO DEPENDURAR OS CUTURNOS FAÇA UMA COISA, EMBRULHA E LEVA PRA TUA CASA, NAO PRA MINHA.
DITATURA DISFARÇADA DE DEMOCRACIA, EU EMMMMMMMMM.....
DERAM OUTRO NOME PRA O QUE NOS AQUI NO BRASIL CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM TANTAS BAIXAS DURANTE A DITATURA MILITAR, HOJE TEMOS UM MODELO DE DEMOCRACIA QUE E RESPEITADA NO MUNDO INTEIRO, PELO RESPEITO AS DIFERENÇAS E ESTAMOS SEMPRE SE AJUSTANDO COM O PASSAR DO TEMPO.
A NOSSA LIBERDADE EU NAO ABRO MAO, NAO GOSTARIA DE VER ALGUEM DIZER PARA MIM O QUE DAQUI EM DIANTE EU NAO POSSA FALAR OU PENSAR. SO FALTARIA FAZER QUEIMA DE LIVROS EM PRAÇA PUBLICA EM UM ATO SIMBOLISTA PARA RENEGAR TODA A HISTORIA DA HUMANIDADE E AINDA SITANDO UM EXEMPLO, SO FALTAVA DIZER QUE O HOLOCAUSTO NAO EXISTIU.
PRA FICAR POR ENQUANTO AQUI,
HITLER, MUSSOLINI,IDI AMIN DADA, SADDAN HUSSEN, ESTES AINDA SAO DE NOSSA CONTENPORANIEDADE, FORA OS DE MILENIOS ATRAZ, DE UMA BOA OLHADA NOS EXEMPLOS NEGATIVOS E NEFASTOS NESTAS " DEMOCRACIAS "......

VIVA A DITADURA, VIVA......
VIVA O PATERNALISMO, VIVA....
VIVA OS VARIOS SALVADORES DA PATRIA, VIVA........
VIVA CHAVITO, VIVA....VIVA....
SE BOBIAR O LULINHA PAZ E AMORE,
VAI NA MESMO ONDA.......
OLHA A ONDA, OLHA ONDAAAAAAAA....

Anônimo disse...

Teu pensamento, Elaine, pra variar, está uma faca só lâmina.

Fernando Karl

Anônimo disse...

Sera que caiu a fixa, pegue o seu banquinho e saia de mancinho....
chavito, CHAVE EU SO CONHEÇO um tipo que e aquela que fecha, que reprime, que cala, que quer me emudecer masa eu nao deixo, uma coisa e serte, passa- se o tempo e novos chavez virao, passa-se geraçoes, e novos DITADORES VIRAO, vai e do povo enchergar que salvador da patria, ou militar metido a politico populista e paternalista que vao dando esmola pra o povo, em forma de moeda de troca e um grande engano...
Cuidado com o reves, o tiro pode sair pela culatra, a Historia ja ensina, hitler fez a mesma coisa ganhou a confiança do povo alemao e depois insitou o a ir contra as outras naçoes e contra outros credos e "RAÇAS" humanas,humanas,humanas,HUMANAS....
"vem vamos embora, nao espere acontecer, que sabe faz a hora nao espera acontecer" acho que esta fraze serve bem para os dias de hoje, nao espere pelos outros faça algo, estude seja alguem na vida, brogrida construa alguma coisa, nem que seja uma familia, nao deixe de ser um bom SAMARITANO, ajude outros a crecer tambem, mas tenha amor proprio creça, se alguem na vida nao espere por ninguem, seja orgulho de seus pais que colocaram voce com muito sacrificio pra vida.....

VIVA A LIBERDADE.....
VIVA A DEMOCRACIA...
PRO LIXO TODA E QUALQUER IDEIA MALUCA DE DITADURA OU FORMAS DIFERENTES DE DIZER QUE ISTO NAO É QUANDO É.........
VIVA O A AMOR QUE TENHO A MINHA LIBERDADE E SOSEGO, E TENHO SERTEZA ISTO NAO VAO ME TIRAR......
DE CABRESTO A MINHA GERAÇAO NAO FOI CRIADA E NAO VAI SER AGORA QUE IRAO COLOCAR.
NAO TENHO RAIVA NEM RANCOR, NAO PRECISO DISTO PRA VIVER, COISA RUIM DEIXO PRA QUEM PENSA EM FORMAS MIRABOLANTES DE TOTALITARISMO OU "DITADURA DISFARÇADA DE DEMOCRACIA" .
GRAÇAS A DEUS, EU SOU MUITO FELIZ COM A VIDA QUE TENHO, e se e para mudar, que mude para melhor e nao para piorar mais ainda doque ja esta para muita gente......

Anônimo disse...

INTEREÇANTE, implicaram com a FORMA que ESCREVO, sera que ja estao quErENdo iMpoR regrAs, seRa que ja ta inCutiDo o raNso de pREconCeito nestaS PaLavras.

DOI, DOI ,DOI, DOI muitO neEeEeEé no ouvido na mente, no suBconsiente, nos pEnsamentoS, quando alguem e Contrario A suas ideias, e doI, doiiiiiiiiiiiiiiiii........
ohohohohohohoh, vAMos invaDir sua praia, ohhhh now, vamos,vamos invadir os bRogssssssssss........

Anônimo disse...

vou Dar uma ideia bem leGal pras voces, da para criar o continete dos contra, junta tudo quanto for rIpongo mau cheiroso metido a Che Na Vara e faz la ceu pra voces, cuba,venezuela,bolivia com aquele inguinorante no poder, coreia do norte,tudo quanto e terrorista, nao esqueça, leva pra tua casa...

Anônimo disse...

PEGUE SEU BANQUINHO E SAIA DE FININHO............

E VIVA A DEMOCRACIA.......

PRO PAREDOMMMMMMMMMM O REINADO
CHAVISTA...........