Míriam Santini de Abreu
Há dois anos cometi a besteira de
comprar uma câmera de vídeo usada da marca Samsung. Precisava de bateria nova, a
velha estava viciada. Como a câmera não era de modelo recente, foi uma novela
encontrar uma bateria na internet. Na autorizada Samsung de Florianópolis, a
segunda que encomendei, quando chegou, era inadequada para o equipamento. Entregaram
o modelo de outra filmadora. O pedido novo teve seu resultado concreto, o
bateria, mas entregue quase dois meses depois do pedido. Mal usei o equipamento
porque, do nada, a máquina pifou, e o sujeito no qual a levei para conserto
disse que eu gastaria menos comprando outra. Dinheiro posto fora em filmadora,
duas baterias inúteis e um microfone, que dei a uma amiga. Obsolescência
programada. Que ódio.
Ano passado, em novembro, cometi
a besteira de comprar um celular Samsung modelo GT-I5500B, 400,00, através de
uma revendedora TIM. Pois no dia 23 de maio a engenhoca parou de carregar. Fui
na TIM e me disseram que eu deveria apresentar nota e caixa do equipamento para
ter outro celular. Ah, ah, a caixa!!! Então fui na autorizada Samsung em
Florianópolis, pediram que eu apresentasse a comprovação da compra e assim
voltei à TIM, que providenciou o documento, visto que o aparelho estava na
garantia.
Deram prazo de cinco dias úteis;
ligo; dizem que a bateria não é original, não é Samsung, e portanto terei que
pagar 85 reais. Hora, como não troquei a bateria, imagino o que diabos aconteceu
para a original desaparecer.
O fato é que, desde o dia 25 de maio,
espero a chegada da bateria, que vem de Manaus – suponho que se segurando em
cipós da floresta. Ligo para a autorizada e só ouço: não chegou. Hoje, 13 de
junho, ligo novamente, exijo: “Me levem a seu chefe”, e informam: 4004-0000. Lá,
fico sabendo que o pedido foi efetivado no dia 30 de maio, e o prazo é de 15
dias ÚTEIS, sem que haja qualquer definição de data para a entrega. Tenho um número
de pedido, outro de confirmação, outro de protocolo... Só não tenho a bateria
do celular e o celular.
Por isso essa campanha solitária:
eu odeio a Samsung e nunca, nunquinha, compro outro equipamento desta empresa. Não
comprem. Maldito sistema e suas “necessidades” inúteis.
5 comentários:
Cópia do e-mail que neviei ao site da Samsung sem nenhum retorno até hoje.
Prezados Senhores
Sinceramente, gostaria muito que o motivo desta fosse outro senão comunicar algo que acredito seja desagradável e entediante para todos nós. Mas peço desculpas antecipadamente pelo dissabor de não ter encontrado outra maneira de expressar meu descontentamento e desapontamento com os fatos que seguem.
Há cerca de um ano (19/09/2009) adquiri via internet junto ao Fast Shop um Home Theater Samsung 5.1 1000, SGHTZ320TXAZ, -EAN: 7892509180122, NCM: 8521.90.90, nota fiscal nº 040384, que de início mostrou-se de acordo com minhas necessidades e expectativas. Porém, meus problemas começaram quando resolvi explorar todos os recursos oferecidos pelo equipamento, mais especificamente o Bluetooth, ao emparelhar com meu telefone celular Samsung SGH-F250 para desfrutar dos arquivos mp3 ali armazenados. Ao desconectá-los, percebi uma certa lentidão e dificuldade em relação à leitura dos CDs e DVDs que estava habituado a usar. Além da demora em acessar a mídia, o som parecia “picotado”, alternando tons altos e baixos, tornando a escuta desconfortável. Num primeiro momento achei que o problema fosse relacionado às mídias e decidi trocá-las por outras. O problema persistia e se agravava minuto após minuto. Tentei então acessar os arquivos do pen drive, mas o problema se repetiu. Apenas não havia problema ao escutar o rádio.
...continuação.
Antes de levar o equipamento à Assistência Técnica, liguei para o SAC Samsung e fui orientado pelo interlocutor a tentar um “reset”, desligando o equipamento da tomada e religando após alguns minutos. Como o procedimento não resultou em sucesso, fui então orientado a levar à autorizada para um “reset físico” (sic) que provavelmente resolveria o problema. Assim procedi. Levei ao Samsung Service Center de São Bernardo do Campo(SP), mesmo tendo endereços mais próximos de minha residência em Araruama(RJ), porque trabalho em São Bernardo, e por coincidência a algumas quadras daquele endereço, mas também por confiar mais nos serviços prestados em São Paulo do que no estado do Rio (tenho meus motivos particulares para pensar assim...).
Após alguns dias, retirei o equipamento como pronto e com o defeito sanado.
Ao chegar em casa, fiz meus testes para constatar se estava tudo OK e para minha surpresa, ao ligar novamente o Bluetooth, o problema reapareceu. Relutei em levar o equipamento de volta à assistência técnica na esperança de que fosse um problema passageiro e relacionado a algum comando errado por minha parte, mas também pelo risco de transportar objetos de valor via rodoviária (assaltos, solavancos, polícia rodoviário, não necessariamente nessa ordem...). Fiquei aguardando uma oportunidade de ir a São Paulo de avião e levar o aparelho. Assim o fiz.
continua...
...continuação
No dia 09/09 p.p., pedi a meu funcionário que fosse retirar o equipamento, após ser comunicado que o mesmo já estava consertado. Pedi-lhe que perguntasse ao funcionário da autorizada qual teria sido o defeito e que peças foram substituídas. A mão, com caneta esferográfica e em péssima caligrafia, a funcionária escreveu: “Placa home e DVD”, sem outras especificações ou comentários.
Cheguei esta manhã em minha residência (Araruama) e, ansioso e empolgado, logo reinstalei o equipamento para testá-lo. Triste e decepcionado, constatei que o problema persistia. Coloco o CD ou DVD na gaveta e a mensagem “LOAD” aparece no visor e nada mais acontece. Testei inúmeras mídias (CD, CD-R, DVD, DVD-R, originais e piratas) sem sucesso. Por vezes, aparecia a palavra “ERROR” que logo se apagava, algumas vezes expulsando a mídia, outras não.
Perdi a paciência, desconectei todos os cabos e decidi escrever este comunicado para desopilar minha mente, ao invés de jogar o equipamento pela janela.
...continuação
Gostaria de esclarecer, antes que alguém desconfie que o defeito possa estar naquela “pecinha” que fica entre o equipamento e o controle remoto, que tenho 51 anos, sou médico, sou audiófilo e cinéfilo desde a adolescência, tenho muitos equipamentos de áudio e vídeo (outro home theater (LG), 6 televisores analógicos (Philips, LG, CCE, Sanyo, Panasonic e Cineral), 1 de plasma (LG) e 1 LCD (Semp Toshiba), 1 receiver (Technics), 1 vídeo laser (Pioneer), 2 Videocassetes (Philips e Panasonic), 1 System Sony com tocadiscos CD de 1, 3 e 5 discos (carrosel), 2 filmadoras Samsung e JVC, 1 projetor Dell, 3 computadores desktop, 1 laptop e 1 netbook. Além disso, domino razoavelmente a língua inglesa, podendo ler e interpretar com bastante clareza textos nessa língua, não tenho filhos menores, meus equipamentos são de uso estritamente particular e doméstico e meus aposentos ficam trancados durante minha ausência. Portanto, são desprezíveis as possibilidades dos defeitos apresentados serem decorrentes de mau uso ou inabilidade, ou mesmo falta de “intimidade” com o equipamento.
Para ser mais honesto do que já estou sendo, não acredito que este desabafo (não reclamação...) possa sensibilizar os senhores. Mas se ficar o registro e se for tema das próximas reuniões de seus funcionários, já não terá sido em vão, já me darei por satisfeito.
Peço desculpas por ter que encerrar agora, pois estarei acessando um site qualquer para adquirir um outro equipamento que me cause menos transtornos e decepções.
Mui respeitosamente.
Jorge Wilson de Moraes Bussons
CPF 171.673.612-91
ESSA EMPRESA É BANDIDA. ELES SEMPRE QUEREM CONVERSAR COM OS CONSUMIDORES LESADOS, VIA INBOX (para não se queimarem), MAS É TUDO ENROLAÇÃO, NÃO TÊM INTERESSE EM RESOLVEREM OS PROBLEMAS DOS CONSUMIDORES. VEJAM O MEU CASO:
Comprei uma TV Led UNJ43 em 05/09/2016. Em 13/09/2016 recebi a entrega.
Em 15/09/2016, depois de, rigorosamente instalada com os pezinhos DE ACORDO COM O MANUAL DA MESMA, ela cai de frente, e lá se vai a tela. Pois bem, foi aí que reparei que esses pezinhos, não são suficientes para dar o devido equilíbrio a mesma, não aguentando nem mesmo, uma pequena brisa entrando por uma pequena janela.
Levei na autorizada indicada pela empresa, e pasmem, NÃO TINHA GARANTIA para tal evnto e, o concerto, ficou praticamente quase o mesmo preço que paguei por ela:
--comprei por R$1234,00 (a vista) e o reparo ficaba em R$1048,00... Realmente fiquei sem chão, muito aborrecido, indignado e revoltado, sentindo-me traído, lesado, principalmente pelo fato de não estar na garantia e simplesmente porque, o corpo da TV, não condiz com os pezinhos que servem de suporte e equilíbrio da mesma. Em minha opinião, um grave erro de design...
Basta comparar com a concorrente LG, para se notar a grande diferença de projeto.
Como aposentado que sou, e que fiz um grande esforço para adquirir o produto, só me restou vende-la como ‘sucata’ (orientação dada por um dos um dos funcionários da própria autorizada). Agora, no caso da falta de uma solução que me seja favorável (que será o mínimo de justiça), estarei constantemente e de forma periódica, expondo este texto como ALERTA na internet e em algumas mídias (das quais, no passado, já trabalhei), para que outras pessoas não sejam também lesadas como eu fui. Reafirmo que assim estarei agindo, enquanto não for ressarcido no valor ou com outro aparelho.
Como se pode ver, a atitude dessa empresa no Brasil, talvez seja uma determinação postural do chefão herdeiro, que está preso e sendo processado na Coreia, por corrupção e roubo... é desanimador.
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