domingo, 28 de junho de 2009

“Uma parte de mim é multidão, outra parte estranheza e solidão ...”*

Li Travassos, de Florianópolis

Neste dia 25 de junho de 2009, morreu, como você já deve estar cansado/a de saber, o cantor, compositor, dançarino e ícone da música pop, Michael Jackson. Pretendendo retomar a carreira depois de uma longa pausa, gerada por uma série de escândalos e situações não esclarecidas, Michael havia informado que iniciaria a que seria sua última turnê . Contudo, os cinquenta shows que deveriam marcar os seus 50 anos de vida não aconteceram. Overdose de analgésicos a base de morfina? Suicídio? “Saio da vida para entrar na história”? Ainda não sabemos, mas podemos desconfiar.
Sem pieguices , creio que esta morte é um clássico exemplo do 'morreu, descansou'. Com uma vida que foi um filme de terror classe B, Michael teve tudo que o dinheiro pode comprar , mas jamais foi feliz de fato . Anos atrás , La Toya Jackson , irmã de Michael, provocou um imenso escândalo na mídia , ao escrever sobre sua infância e família , e dizer que o pai levava os 'Jackson Five' com mão de ferro , além de acusá-lo de pedofilia. Michael teria então negado a pedofilia do pai ( até Freud o fez, quem não haveria então de?). Mas as acusações de pedofilia sobre ele mesmo parecem desmenti-lo.
Mas aqui vamos dar uma parada , para diferenciar quem tem relações sexuais com crianças , o que constitui, quero crer que por toda a parte , crime de pedofilia, e quem é realmente pedófilo. A meu ver , a maioria esmagadora das pessoas que têm relações com crianças e adolescentes não é pedófilo, mas apenas um psicopata . Quer se dar bem , e vai aproveitar qualquer oportunidade de abusar sexualmente de quem quer que seja. Não precisa ser criança , serve uma mulher indefesa , um rapaz mais fraco , qualquer um que possa ser dominado, numa conduta de animal irracional , de seres sem lei ou moral , de quem gosta de ' levar vantagem em tudo '. Este me parece o caso daquele médico brasileiro , lembra? Um que só atendia adolescentes , os anestesiava, tinha relações com eles desacordados , e ainda por cima filmava tudo e vendia as fitas ... Já o pedófilo, muito mais raro , é alguém seriamente doente , que não cresceu psicologicamente e não desenvolveu sua sexualidade de forma normal .
Em algum dos exaustivos momentos de discussão sobre Michael na mídia nestes dias 25 e 26, aparece uma entrevista onde ele é questionado sobre ser virgem . Bueno, eu não duvido nada de que tenha morrido virgem . E os filhos ? Inseminação artificial , todos os três . E o casamento com Lisa Marie Presley? Por isso mesmo não deve ter dado certo . O homem pedófilo dificilmente consegue ter uma relação sexual completa , seja com alguém do sexo oposto , seja com alguém do mesmo sexo . O que quer é carinho , aconchego , talvez um pouco de contato mais sensual , mas de forma absolutamente infantil . Ao que se sabe, não raro o pedófilo foi vítima de abuso sexual . E parece que ficou preso lá , naquela idade , numa espécie de Terra do Nunca . Talvez porque o abuso sexual , por incrível que pareça, tenha sido o único tipo de atenção que recebeu (no caso , do pai ), a única maneira com que conseguia se sentir importante para aquela pessoa que dele abusou. Se nem todo pedófilo foi vítima de abuso , então deve haver algum outro motivo para a pessoa ficar presa lá atrás . Verdade que , mesmo sendo vítimas , os pedófilos podem acabar vitimando uma série de crianças . E que , talvez , a única solução seria afastá-los do convívio social . Mas não se pode imaginar que um pedófilo é realmente uma pessoa má. É apenas uma pessoa doente , que pode vir a fazer mal para os outros por conta disso.
Tendo começado a trabalhar com apenas cinco anos , Michael foi a prova mais absoluta de que o trabalho infantil , mesmo na arte , mesmo na mídia , mesmo que leve a sucesso e fortuna , é, na maioria esmagadora dos casos , um gerador de problemas pessoais , por vezes insolúveis . ' Lá vem ela de novo ', dirão os que já leram, neste mesmo espaço , meus dois outros textos sobre trabalho infantil , um deles, inclusive , sobre o trabalho infantil na mídia . Sim , lá vou eu de novo , quem manda a vida me dar munição ?
Ás vezes penso que deve ter alguém por aí louco para me perguntar : 'E se o pai do Mozart tivesse dito para ele ir brincar no sol , e parar de perder sua infância compondo aquelas musiquinhas, hein , hein ?'. Então , respondo eu , seria muitíssimo bom para ele , e uma pena para mim , que amo a música de Mozart de paixão , especialmente o Réquiem , que ele compôs para seu pai extremamente tirano , e este pai aí da sua suposição , preocupado com o sol , e tal , não me parece motivador de tal expurgo artístico . O que consola é que , posto que o pobre Wolfgang Amadeus morreu na miséria , deduz-se que o Mozart pai , que morreu antes ainda , não tenha ganhado uma fortuna às suas custas , o que não se pode dizer do pai de Michael Jackson. Mas , em resumo , é esta a questão : trabalho infantil , mesmo que seja com arte , é bom para quem dele usufrui, é ruim para quem nele atua.
E sabe o que lavou minha alma ? Um destes programas que hoje ( dia 26) não parou de falar da morte de Michael Jackson foi o ' Estúdio i', da Globo News, apresentado por Maria Beltrão. Que tinha como um dos convidados o maravilhoso ator Selton Mello. Que começou, também , a trabalhar quando criança . E Maria Beltrão me solta uma pérola mais ou menos assim ( depois de cenas de Michael dizendo o quanto trabalhar na infância era terrível ): Ficam dizendo que não é bom começar a trabalhar desde pequeno , mas eu não acho, e temos aqui um bom exemplo de que começar a trabalhar cedo não faz mal nenhum , não é Selton? Ao que esta criatura iluminada responde, daquele seu jeito característico , falando molinho, mais ou menos assim : Olha , eu comecei a trabalhar cedo porque eu quis, meus pais não me obrigaram a nada , só me apoiaram, mas eu não acho legal e não recomendo. Há! Mais para a frente , quando se discutia o vício de Michael por analgésicos , Selton falou de ter sido viciado em remédios para emagrecer . Vício que acabou sendo conseqüência do fato de Selton Mello não seguir , fisicamente falando, o padrão de beleza imposto pela mídia (a meu ver ele se parece, em vários sentidos , com outro ator maravilhoso e também fora deste padrão , que é Cássio Gabus Mendes...). Mas enfim , será que se Selton tivesse começado mais tarde teria passado por isso ? Fora que não acredito que seja apenas esta sua questão com o trabalho precoce ...
Ainda no programa ' Estúdio i', contudo , tive o imenso desprazer de ouvir um médico psiquiatra , que se diz psicanalista , o senhor (de 68 anos ) Luiz Alberto Py, começar a dizer que , hoje , procura ver o melhor lado das pessoas , e investe por ali , e tal , então afirma ( depois de uma cena tristíssima de entrevista em que Michael fala da tirania do pai , que o chamava de macaco , que dizia que ele era muito feio , e que , quando tinha espinhas , lavava o rosto no escuro para não se ver no espelho , etc.), que o pai de Michael era o responsável pelo seu sucesso , e que ele tinha que ver o lado bom do pai , ao invés de acusá-lo ' por todas as suas maluquices '. Devo confessar que meu queixo caiu. Já estranhei quando este senhor , dizendo-se psicanalista , veio com esta conversa de ' ver o lado melhor das pessoas ' ( depois descobri também que ele responde perguntas de pessoas com problemas pela internet – mais uma voltinha de Freud no túmulo , mais duas de Lacan...). Bueno, como eu ia dizendo, ao afirmar que é importante vermos o melhor lado das pessoas , ele não estava se referindo a Michael ( que seria, em última instância , o ' paciente ' em questão , já que foi chamado a este programa para falar dele), mas sim , do seu pobre /pai-super/ bem /intencionado-abusador/sexual-espancador-tirano-destruidor/de/ auto /estima-aproveitador/do/ trabalho /dos/filhos-etc./etc. Michael, 'o cheio de maluquices ', deveria ser grato ao papaizinho por ter sido a alavanca de seu sucesso . Mas que sucesso , pelo amor de Deus ?
Como alguém (Maria Beltrão, Luiz Alberto Py, e tantos outros ), pode desassociar tão seriamente sucesso profissional de sucesso pessoal ? Como chamar de sucesso uma carreira que termina com um zilhão de dívidas , um rosto absolutamente deformado, difamação pública por pedofilia, vício em drogas , solidão absoluta ??? Eu adoro as músicas de Michael, a dança de Michael, os clipes de Michael, mas quando ele começou a ficar branco eu comecei a me preocupar seriamente, quando ele foi acusado de pedofilia pela primeira vez eu quase chorei, e quando ele apareceu com o rosto totalmente deformado, sem nariz , quase uma caveira , eu reagi como a mocinha do clip
Thriller, e quase gritei de terror . Daí para frente , mal suportava ver seu rosto , assim como as pessoas reagiam ao ' Homem elefante ', lembra do filme ? Pois então , hoje descobri que uma das excentricidades de Michael foi ter comprado os restos mortais deste homem , que realmente existiu, e cuja história deu origem ao filme ...
Michael ouviu seu pai muito obedientemente e passou a sentir-se um monstro . Com toda a fortuna que amealhou, foi se submetendo a uma cirurgia e tratamento depois do outro , até conseguir uma aparência que deixaria qualquer mãe de miss – loira e racista – feliz . Mas não conseguiu ser amado como queria. E continuou. Continuou até ficar deformado. Mais um sintoma do sério comprometimento psicológico desta criatura . Há pessoas (acredite) que sofrem de uma doença que as leva a procurar a deformação . Com o objetivo de conquistar a deformação física , procuram um médico e pedem que lhes corte uma perna sadia , ou qualquer coisa absurda do tipo . Claro que , nestes casos , os médicos se negam a fazê-lo e encaminham peremptoriamente o sujeito para tratamento psicológico . Por que isto não acontece com os cirurgiões plásticos ? Desculpem, melhor perguntar por que o cirurgião plástico de Michael não deu um basta antes de seu nariz ficar tão arrebitado que ele poderia morrer afogado na chuva ? Que sandice é esta que leva alguém a fazer qualquer coisa , até mesmo deformar outro ser humano , apenas para ganhar mais e mais dinheiro ?
Eu não conheço suficientemente esta doença psíquica que leva a pessoa a buscar a deformação , não sei sequer seu nome . Descobri que ela existia assistindo a um destes mil seriados americanos sobre hospitais e médicos . Não sei o que motiva a pessoa a buscar a deformação , mas parece que é uma percepção distorcida de si mesmo , pior ainda do que na anorexia , que faz com que pense que , se extirpar aquela parte do corpo , vai ficar melhor ( mais saudável , mais bonita ???). No caso de Michael, posso arriscar dizer que o que o motivou foi o desejo de se manter na situação em que o pai 'o amava'. Ou seja, se o pai o xingava de feio , macaco , etc., mas fazia sexo com ele assim mesmo , então ele , após tentar obter o amor do pai ( através de outras pessoas , claro ) ficando bonito para os padrões impostos socialmente , e não conseguir nada com isso , passou a destruir sua imagem . Quem sabe 'voltando a ser monstro ' o amor viria?
Arthur Janov, psicoterapeuta americano criador da terapia do ' Grito primal', afirma que 'A esperança é o cerne da neurose '. Explico: quando crianças , não nos sentimos suficientemente amados , então fazemos tudo que nos é possível para ver se conquistamos o amor do papai ou da mamãe , o que não acontece, claro , pois a impossibilidade de amar está neles, não em nós . Crescemos buscando o amor de outras pessoas para substituir o amor de papai e/ ou mamãe , e para isso fazendo o que for possível , mudando o que for necessário . Ou seja: enquanto não perdermos a esperança de sermos amados por nosso pais , não poderemos ser quem realmente somos nem vivermos nossa vida com um objetivo maior .
A economista Flávia Oliveira , que é linda , inteligente , e negra como Michael, diz que , na infância , sofria muito na escola porque quando alguma menina branca queria ofendê-la, chamava-a logo de ' macaca '. Iniciou-se então , neste longo ' Estúdio i', uma discussão sobre os efeitos do racismo sobre a auto-estima, com um pouco de ajuda de Sandra de Sá ( loura , como sempre ), e a discussão de que , quando os comentários racistas vem da própria família , como no caso de Michael, é muito pior . Nem assim o senhor Luiz Alberto Py se deu por vencido e continuou afirmando que o pai de Michael era responsável por tudo de bom que havia acontecido a Michael. Concordo, com o detalhe de que acho que nada de bom aconteceu a Michael. E considerando que este médico deve ter mais ou menos a idade do pai de Michael, quero lembrar que o psicoterapeuta precisa oferecer apoio a quem é seu paciente , independentemente de se identificar mais com algum membro da família do sujeito do que com ele mesmo (seja pela idade , seja pelo que for).
Uma fã descreveu Michael, em um dos muitos programas sobre ele , como alguém muito delicado , muito feminino , mas que quando começava a cantar se transformava em uma outra coisa . É isso que percebo, comparando seus clipes a suas entrevistas . O que faz pensar que Michael criou um personagem de si mesmo . O ser verdadeiro poucos conheceram. Se Michael tinha vitiligo , lúpus (e conseqüentes problemas de imunidade ), desvio de septo , e outras mazelas mais , não se pode ter certeza . Mas que tinha sérios problemas psíquicos , que precisava de ajuda , e que esta ajuda não veio , parece óbvio . Nem mesmo seu médico pessoal foi capaz de dizer não para seus pedidos excessivos de drogas para a dor .
Quanto a mim , não chorei nestes dois dias , apesar de ser uma ' manteiga derretida'. Porque , para mim , Michael Jackson já tinha morrido faz tempo . Se fosse chorar , seria por sua vida , não por sua morte . E se pudesse escolher entre a existência deste ser extremamente criativo , que nos deixou um legado indiscutível , e a possibilidade de um certo 'Michael qualquer coisa ' ter sido apenas um menino feliz lá nos EUA, eu juro que escolheria a segunda opção . E me arriscaria a ficar sem a música de Mozart, e sem o fantástico trabalho de Selton Mello, para tentar descobrir se eles não seriam assim geniais , mesmo que tivessem começado muito mais tarde . Porque aproveitar do trabalho do outro , sem levar em conta sua felicidade , é o que já faziam os feitores de escravos , os ' donos ' de minas , os senhores feudais. Não estou propondo deixar de consumir Michael Jackson e Mozart, até porque as criaturas estão mortas, e nada mais lhes afeta . Selton Mello vai continuar fazendo filmes , peças , séries ... e vou continuar assistindo. Mas estou tentando seriamente deixar de consumir trabalho infantil na arte e na mídia . Não é fácil , mas ninguém nunca disse que era ...

* Do poema “Traduzir-se”, de Ferreira Gullar

Nenhum comentário: