quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Edson Rosa é o primeiro entrevistado do Projeto Repórteres/SC



Texto: Miriam Santini de Abreu

Fotos: Rosane Lima

Com o sol de janeiro esbravejando, no histórico Largo da Alfândega, fizemos nesta quarta-feira (25) a primeira gravação do projeto "Repórteres SC". O repórter Edson Rosa abriu os trabalhos, falando sobre sua infância e juventude, o primeiro trabalho, ainda muito jovem, lidando com jornal, a passagem por jornais de Santa Catarina, a parceria com colegas nas coberturas e a relação com a vida e as pautas que pululam na cidade, prontas para quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir.

Histórias deliciosas, como a da "isca" que usou para convidar à reportagem uma família de gaviões carcará que habitava as copas das árvores da Praça 15. O texto, com as fotos de Daniel Queiroz, pode ser lido em https://ndmais.com.br/noticias/em-extincao-familia-de-gavioes-carcara-reina-entre-as-copas-das-arvores-de-florianopolis/

A gravação ficou com o jornalista Rubens Lopes de Souza, e a repórter fotográfica Rosane Lima fez o making-of, capturando lindamente a alegria que foi essa primeira conversa do projeto. A costura da memória trouxe, pela fala de Edson Rosa, outros e outras repórteres, repórteres fotográficos e cinegrafistas, pauteiros, editores e também motoristas que fizeram história no jornalismo catarinense.

Feita a entrevista, rimos muitos de pautas e coberturas antológicas lembradas por Edson e Rosane, que trabalharam juntos. Em meio às recordações de tantos apuros para trazer notícias, os dois vieram com uma tirada das boas: "Pensa na roubada que rende!"

Foi bonito demais! Edson, tu és grande!






Nenhum comentário: