quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Planejando o projeto Repórteres SC


As jornalistas Elaine Tavares e Míriam Santini de Abreu estiveram reunidas para o planejamento do projeto Repórteres SC. A primeira fase da proposta tem sido o levantamento dos nomes dos profissionais de texto, foto, imagem e rádio que serão entrevistados. A intenção é buscar os repórteres nas diversas regiões do estado visando também garantir espaço para o pessoal que trabalha no interior e que, geralmente, fica mais invisibilizado. É um trabalho de longo alcance que deve se estender por bastante tempo, afinal, como é comum no jornalismo independente, os meios materiais para dar concretude às ideias são sempre ínfimos. Ainda assim as pobrinhas estão dispostas a caminhar, descortinando a memória do jornalismo catarinense, eternizando as histórias pessoais e coletivas, além de plasmar na memória uma forma de fazer jornalismo que não existe mais. 

A primeira fase do projeto consiste de entrevistas aprofundadas com os repórteres e a segunda fase buscará, nos colegas e amigos, a memória daqueles e daquelas que já partiram desse plano. Por fim, a intenção é deixar registrada a caminhada desses profissionais e, nelas, a história do fazer jornalístico no nosso estado. 

Na próxima semana a ideia começa a andar, com a primeira entrevista já marcada. Aguardem... Construiremos juntos esse largo e luminoso caminho...


Nenhum comentário: