segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Editora da UFSC lança o livro “A Páscoa dos Descontentes”, de Rubens Lunge


A Editora da UFSC lança o livro “A Páscoa dos Descontentes”, de Rubens Lunge, às 20h do dia 23, quinta-feira, na pizzaria San Francesco (avenida Hercílio Luz, 1.131, fone 3222-7400), em Florianópolis.

Este é o segundo volume de contos do autor, que preside o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e estreou com “As Costureiras”, obra que lhe rendeu, nos anos 90, o prêmio de Escritor Revelação da Academia Catarinense de Letras. No mesmo local e horário, haverá o coquetel de lançamento para a imprensa do Guia de Fontes da Universidade Federal de Santa Catarina, que traz informações e contatos de todos os pesquisadores da instituição. O evento tem a coordenação da EdUFSC, Sindicato dos Jornalistas (divulgação) e Agência de Comunicação da UFSC (Agecom).

Em seu livro, Rubens Lunge denuncia, com as cores da ficção, as mazelas da vida e de uma sociedade que ele, engajado como sempre foi, gostaria de ver mais solidária e tolerante. Os contos confrontam o leitor com situações-limite, nas quais aqueles que detêm o poder continuam dando as cartas e onde a injustiça – uma constante neste hemisfério de desigualdades – faz parte da rotina nas relações entre os homens e destes com o sistema estabelecido, preso a hierarquias que perpetuam práticas de espoliação e exploração dos destituídos de berço e saber.

A região de Concórdia (SC) está presente em parte dos 13 contos do livro, porque foi ali que Lunge, 51 anos, nasceu e se criou. É uma mescla de impressões da terra e sua gente com o fantástico de quadros que ficaram na memória – o trem que costeava o rio do Peixe, as estações da estrada de ferro, os fantasmas do rio Uruguai, que hoje virou um lago, por causa da hidrelétrica de Itá.

Paralelamente, emerge o ficcionista urbano, testemunha das relações turbulentas de gênero, dos dramas familiares, da dor e da miséria que acompanham a trajetória humana. Na contracapa, Rubens Lunge lança seu grito e promete não mais publicar livros de conto em papel, preferindo a poesia e a margem que ela faculta ao contato com as ruas, com as pessoas, dando sua contribuição “aos que se exaurem todos os dias e passam pela vida como só mais um dente da engrenagem (...)”.

A busca facilitada

O “Guia de Fontes – Onde e Como Achar Informações Científicas”, organizado pela equipe da Agecom, é um valioso instrumento de busca de fontes dentro da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma ferramenta que auxilia a mídia em geral a entrar em contato com pesquisadores e incrementa a divulgação da produção científica e tecnológica da UFSC.

Na orelha do livro, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres Menezes, diz que “um guia de fontes funciona como um ótimo localizador/buscador de linhas de pesquisa, publicações de ponta, potenciais orientadores, projetos sociais, parceiros em tecnologias duras, sociais e biológicas, entre outros dados, e é natural que seja construído a partir de dados dos pesquisadores da instituição”.

Além da versão impressa, a guia foi disponibilizado on-line, com possibilidade busca por palavra-chave (assuntos) ou pelo nome dos pesquisadores. O suporte é a Plataforma Lattes, base de dados organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reúne currículos de pesquisadores e professores das instituições de ensino superior e de ciência e tecnologia de todo o país.

Cada verbete traz o nome do docente, sua lotação (departamento e centro de ensino), onde fez a graduação, mestrado e doutorado, seus contatos e as áreas de conhecimento às quais está associado. Na versão on-line, o Guia passará por revisões constantes, na medida em que se renovar o quadro de pesquisadores da Universidade. A publicação é mais um marco no ano em que a UFSC comemora seu cinquentenário – ela foi criada em dezembro de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitcheck.

A coordenação do Guia de Fontes é do jornalista Moacir Loth, diretor da Agecom, e a coleta de dados e organização ficaram a cargo de Margareth Vianna Rossi Clausen, Alita Diana Corrêa Kuchler e Arley Reis, da equipe da Agência de Comunicação da UFSC.

Mais informações com Rubens Lunge pelos fones (48) 8401-2007 e 3228-2500 e com a Agência de Comunicação da UFSC no fone 3721-9233.

Por Paulo Clóvis Schmitz/Agecom

Nenhum comentário: