quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Povo Xokleng diz sua palavra

Dois dias de intensos debates sobre a vida, a história, a cultura , a saúde, a educação, o direito à terra e os desafios do povo Xokleng. É o que acontece nesta quarta e quinta, dias 3 e 4 de dezembro, no Auditório José de Assis Filho, no Sintufsc, no Córrego Grande, na Capital.
LA KLÃNÕ
- Os Caminhantes do Sol está sendo promovido pelo Grupo Livre de Apoio aos Povos Indígenas de Santa Catarina, e pretende ser um espaço para a palavra indígena, permitindo um amplo diálogo sobre a cultura Xokleng. Além disso, busca valorizar a memória desta nacionalidade colocando em destaque os contos e narrativas dos anciãos, caciques de aldeias e convidados.
Não bastasse isso, as lutas também estarão em destaque, uma vez que em Santa Catarina ainda há muito que avançar no que diz respeito a visibilidade da cultura e ao respeitos aos direitos dos povos indígenas.
O encontro começa no dia 3, quinta-feira, às 8h30min, com o debate sobre a medicina tradicional Xokleng. Na parte da tarde, às 13h30min, acontece o debate sobre os direitos indígenas e os problemas da terra Xokleng.
No dia 4, sexta-feira, a partir das 8h30min, os mais antigos contarão suas histórias e durante a tarde é a vez do debate sobre educação.

Nenhum comentário: