sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Scarlett desalojada




Míriam Santini de Abreu


Como diria minha amiga Raquel, de Joinville, “me caíram os butiás do bolso”. Estive em Caxias do Sul no final de semana passado e, numa caminhada na parte mais alta do Parque Getúlio Vargas, tomei um susto. A adorável florestinha na frente da antiga chácara da família Eberle, na Rua Alfredo Chaves, simplesmente desapareceu. Virou uma horrível barranca nua onde vão construir um prédio.

Nos fundos ficou a mansão rosa erguida em 1961, na entrada da qual há um pórtico de ferro e azulejos pintados a mão. Eu, quando era pequena, passava por lá sempre espiando, tentando ver através das árvores, imaginado ser a atrevida Scarlett O'Hara naquele maravilhoso vestido verde.

Pesquisei, e tudo parece ter sido feito dentro da lei, e por iniciativa dos herdeiros da família. O Ministério Público está investigando. Bueno, vai dar em nada, são os business. Num jornal local, um dos Eberle, dono da área, disse que apenas uma família aproveitava aquela área privilegiada: “A idéia é possibilitar que muitas famílias possam usufruir desse lugar. Não queremos impedir a evolução da cidade”. Ora, usufruir de quê? Do concreto?

Caxias não soube mesmo cuidar de seu patrimônio arquitetônico. Deu fim até mesmo ao Cine Teatro Ópera, uma belezinha que foi misteriosamente incendiada quando se discutia o tombamento do prédio.

Scarlett irá morar num espigão de cortina de vidro. Modernidade...

Um comentário:

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Nossa, como se agora a população fosse usufruir de um prédio tbm particular! Se ainda fosse um espaço, praça, etc não diria nada...

Dentro da lei? Acredito, pq é bem comum esse tipo de crime contra a cidade e patrimônio serem cometidos 'dentro da lei'.
O que vai ser do casarão, vai ficar escondido?
A cidade precisa "crescer" dessa forma burra?