![]() |
Fotos: Rubens Lopes |
A equipe da revista Pobres & Nojentas apresenta mais um episódio do projeto Escadarias do Maciço, o sexto, desta vez sobre o Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, criado em 2005. Quem nos acompanhou na visita ao Parque foi o morador e ativista socioambiental Ruy Antônio Pures Alves. Na equipe, o jornalista Rubens Lopes e o professor da UDESC Francisco Canella, com edição da jornalista Elaine Tavares.
Ruy mostra o parque, encravado na montanha – como ele chama o Maciço – em uma aula motivada por profundo amor pelo lugar e pela compreensão aguçada da relação sociedade-natureza. A entrevista foi envolvida por silêncio e som da mata, das águas e da flora, ambiente em que as palavras do Ruy ficam ainda mais transmitidas de conhecimento vívido. Ruy é um verdadeiro mestre de saber e fazer. Um guardião do parque, que precisa do cuidado da Prefeitura.
Uma entrevista coincide com um período no qual a Comissão Parlamentar Especial (CPE) na Câmara de Vereadores discute a situação das Unidades de Conservação da capital e produziu um relatório preliminar de 46 páginas que vai na direção da desconstituição dessas unidades, inclusive o Parque do Morro da Cruz, com argumentos já contestados em pareceres apresentados na Câmara.
O projeto busca ouvir moradores do Maciço Central ou Maciço do Morro da Cruz, parte do Distrito-Sede de Florianópolis, revelando o cotidiano naquele espaço urbano da Ilha de Santa Catarina. O Maciço é uma formação rochosa próxima às áreas centrais da capital catarinense e se estende por quase 5 km no sentido das Baías Norte e Sul, atingindo 285 metros de altura. Nele há pelo menos 18 comunidades e cerca de 30 mil pessoas constituindo diferentes apropriações socioespaciais.
Um dos desafios para as populações que ali moram é a mobilidade e a acessibilidade, sendo uma das formas mais características, além das linhas de ônibus, o uso das escadas para o trajeto entre as comunidades e delas até as áreas planas do centro da cidade.
O episódio teve apoio da UDESC (Programa de Extensão Territórios Populares - EDITAL PAEX-PROCEU/UDESC nº 01/2023) e do Instituto Cidade e Território (ITCidades).