segunda-feira, 13 de março de 2023

Júlio Castro, repórter

Foto: Rosane Lima

Com uma trajetória iniciada em Tubarão, desenvolvida em Florianópolis e hoje alcançando diferentes regiões do estado, através da Central de Imprensa das Federações Esportivas de Santa Catarina (Cifesc), o jornalista Júlio Castro é o terceiro entrevistado do Projeto Repórteres SC. 

Ainda no colégio em Tubarão, Júlio se envolveu com uma equipe que fazia a Gazeta Estudantil. E foi na juventude, ouvindo rádio, que se apaixonou pelo fazer dos narradores e comentaristas, em especial do esporte, e começou a atuar na área. Laçou uma oportunidade que apareceu e se mudou para Florianópolis, onde trabalhou em diferentes veículos e funções, entre elas o rádio esportivo. A entrevista, que começou na Praça XV, se completou na Travessa Ratcliff, pertinho da sede da Rádio Guarujá, onde Júlio trabalhou em duas ocasiões, com endereço na Rua Nunes Machado, Edifício Tiradentes.

Na entrevista, ele falou sobre as coberturas marcantes das quais participou, citou colegas que marcaram sua trajetória, analisou a cobertura do esporte amador e relembrou a passagem de Pelé por Santa Catarina, que noticiou quando integrante da equipe de jornalistas de A Notícia durante a cobertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina em São Bento do Sul, em 1996.

Na equipe, Elaine Tavares e Míriam Santini de Abreu na entrevista, Felipe Maciel Martínez na gravação e a repórter fotográfica Rosane Lima no making of.


Nenhum comentário: