quarta-feira, 22 de março de 2023

Jornalista Paulo Clóvis Schmitz, o PC, é o quarto entrevistado do projeto repórteres SC







Fotos: Rosane Lima

Por Míriam Santini de Abreu

Foi cercado pelas personagens do boi-de-mamão, que nos espiavam na sala tomada de empréstimo no Mercado Público de Florianópolis, que o jornalista Paulo Clóvis Schmitz, o PC, nos concedeu a quarta entrevista do projeto Repórteres SC. 

O lugar, com os janelões de madeira aparando o sol e o vento, não poderia ser mais adequado! PC falou sobre ele em um de seus livros, “Mercado Público e suas histórias” (2013), com o fotógrafo Danísio Silva, obra ampliada a partir da anterior, de 2007, com situações e personagens de um dos mais emblemáticos pontos de encontro da capital catarinense.

Com o caderno de anotações no colo, PC falou sobre a infância em Quilombo, no oeste do estado, onde, na Biblioteca da Prefeitura, descobriu o mundo das histórias. Em Florianópolis, cursando Letras, começou a trabalhar no jornal O Estado, onde ficou por uma década, e nas décadas seguintes foi afinando a experiência como repórter, colunista, editor, editorialista, cronista, assessor de imprensa e também escritor, além de ter atuado como professor.

Na entrevista, PC analisa a cobertura de cidade pela imprensa e avalia o atual cenário jornalístico da capital e do estado e as consequências para a produção de reportagens. Ele fala ainda sobre as coberturas que fez na área de cultura, tendo entrevistado artistas de diferentes áreas, e relembra as matérias nascidas de acontecimentos imprevistos ocorridos em lugares onde ocasionalmente ele estava de passagem. Como diziam na redação, é um desses repórteres que a notícia procura.

PC, que bom para o jornalismo catarinense que tu existas!


Nenhum comentário: