terça-feira, 19 de abril de 2011

“Essa saudade que eu sinto de tudo o que eu ainda não vi”

Míriam Santini de Abreu

Foi estranho e intenso, para mim, este 19 de abril. A cada segundo testemunhamos o tempo atravessar o nosso corpo e ali imprimir dor e prazer. Mas, quando a vida não nos distrai em demasia, nos é dado um saber raro: testemunhar a dor e o prazer na vida de outros seres e com eles compartilhar beleza. E eu não ando distraída.

Esse compartilhar – partilhar junto – é experiência poderosa no amor, nos afazeres diários, no trabalho. Eu a estava vivendo no trabalho, e, como experiência poderosa que é, acaba se enredando em tudo o mais. O meu partilhar junto me fazia sorrir de manhã, porque o dia iniciava, e até chegar a noite havia um mundo sobre o qual se debruçar, estudar, olhar e, especialmente, mudar.

Neste 19 de abril, o partilhar junto se quebrou. Passava da meia-noite quando cheguei em casa, e uma fissura havia se aberto, fissura que virou cratera. Mas já sei que um fim é sempre um começo. E começa, sim, a gente estando distraída ou não. Chorei sozinha, mas sabendo que o sentimento que me encharcava era compartilhado pelos que, assim como eu, partilharam juntos.

Por isso, oferto dois presentes aos colegas do Gabinete do Vereador Lino Peres e a ele: um trecho de Nietzsche e uma música do Legião Urbana, porque deste dia não vou esquecer:

“O que é de grande valor no homem é ele ser uma ponte e não um fim; o que se pode amar no homem é ele ser uma passagem e um acabamento. Eu só amo aqueles que sabem viver como que se extinguindo, porque são esses os que atravessam de um para outro lado (...)

Amo aquele cuja alma é profunda, mesmo na ferida (...)”.

http://www.youtube.com/watch?v=ErCDzyr2qc8

Um comentário:

elaine tavares disse...

É isso aí querida.. e mesmo nós, tuas amigas, que andávamos sem tua presença, vazias do teu partilhar.. sabíamos o quanto estavas enredada e feliz...Mas, o bom é que nós somos seres que estamos armados com as armas de Jorge. "Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me exerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal".

Essa experiência - em princípio hesitante - também dá a certeza de que algumas coisas são possíveis, que algumas pessoas são confiáveis.,..

minha solidariedade a todos os compas do gabinete do Lino. Venceu a pequena política, mas ela não vence sempre... o que há é a samsara, a roda da vida, que gira, gira...