A Pobres & Nojentas inicia em julho mais um projeto: CroniQuintas da Pobres.
Todas as quintas, no nosso blog e redes, publicaremos uma crônica. A vida cotidiana da cidade na palavra libertária, criadora e caminheira que define nosso projeto desde 2006 e completa 20 anos em 2026.
O projeto se enlaça com a ideia de croniportagem, um dos três pilares epistemológicos da revista. É o termo que cunhamos para definir a vereda entre a crônica e a reportagem. Ou seja, o texto jornalístico apresenta a necessidade de visibilizar temas cotidianos, tal qual a crônica, mas com a profundidade da reportagem e a informação contextualizada.
Em fevereiro de 2008, a equipe da revista promoveu o “Primeiro Festival de Croniportagem de Abya Yala”, para a publicação de textos de colaboradores na revista impressa e/ou no blog, com arte específica feita pelo pedagogo Leopoldo Nogueira, que assina as lindas logomarcas da Pobres, como a nova, dos 20 anos, e a das CroniQuintas. A proposta na época foi estimular a produção desse formato de texto, que tem características que o habilitam, dentro de uma larga tradição no jornalismo, a encontrar um lugar singular na produção jornalística atual.
Agora, voltamos com as crônicas, gênero que hoje tem pouco espaço nos veículos catarinenses e, ao longo dos meses, com croniportagens.
Acompanhe mais esse projeto da P&N!
Nenhum comentário:
Postar um comentário