sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Livro digital aborda a atualidade da obra de Marcos Faerman


Ficou pronto o livro digital “A atualidade da obra do jornalista Marcos Faerman”, com depoimentos e artigos resultantes do Encontro Virtual com o mesmo título organizado pela Produtora VU e Revista Pobres & Nojentas no dia 18 de abril de 2023 pelo YouTube.

Marcos Faerman nasceu em 5 de abril de 1943 em Rio Pardo (RS) e faleceu em São Paulo em 12 de fevereiro de 1999. Passados 80 anos de seu nascimento, o objetivo do Encontro Virtual foi refletir sobre a atualidade de seu fazer jornalístico, que marcou época na imprensa brasileira. Faerman foi jornalista, repórter, editor, administrador cultural e professor. Viveu grande parte de sua trajetória profissional durante a ditadura militar que tomou o Brasil em 1964, e participou, como criador, editor e repórter, de importantes publicações da imprensa alternativa, um importante espaço de resistência ao regime autoritário. Escreveu mais de 800 reportagens para o Jornal da Tarde, durante 24 anos. Tornou-se conhecido pela prática do chamado jornalismo literário, gênero que faz uso de técnicas narrativas da ficção no relato de histórias reais.

A obra de Faerman está reunida no site www.marcosfaerman.com.br por iniciativa de sua filha Laura e seu filho Julio.

O livro tem 48 páginas e seis textos que abordam a trajetória e a obra de Marcos Faerman, mais uma vez buscando demonstrar a atualidade do fazer de um dos maiores jornalistas do país.

Os textos são os seguintes:

“Marcos Faerman, caminhando na margem”, de Elaine Tavares

“Eu tive um amigo”, de Estela Bagnis

“Marcos Faerman e a mochila Tiger onde parecia caber um universo”, de Leonardo Fuhrmann

“O espaço na obra do jornalista Marcos Faerman”, de Míriam Santini de Abreu

"O visionário Marcos Faerman!”, de Neusa Maria Pereira

“Apenas um homem”, de Raquel Moysés

Para ler, clique aqui

2 comentários:

Antonio Martins de Oliveira disse...

Conheci o Marcão em 1989 em SP na Oficina Cultural Oswald de Andrade. em uma palestar dele sobre jornalismo literário,nos tornamos amigos e ele me convidou para escrever uma cronica na revista Crisis. Ele sempre lutou por um jornalismo literário e combatente fora das grandes midias da época. O Marcos Faermam me ensinou o significado da palavra texto jornalistico.

Míriam Santini de Abreu disse...

Antonio, que lindo comentário! Que possas desfrutar do livro!