quarta-feira, 21 de junho de 2023

Beth Nogueira é a oitava entrevistada do Projeto Repórteres SC

 








O primeiro dia de inverno recebeu a jornalista Beth Nogueira para mais uma edição do projeto Repórteres SC. Na esplanada da Catedral, com um leve ventinho gelado, Beth contou de sua infância em Pelotas, dos tempos de introspecção grudada em revistas e livros e da sua escolha pelo jornalismo. Ela começou na profissão nos anos 1970, em uma revista/agência chamada Jack Rubens, quando ainda era estudante. Depois, conseguiu emprego numa rádio e foi neste veículo que começou a vida de repórter, pegando ainda um bom tempo da ditadura.

Em Santa Catarina seu primeiro trabalho foi no bom e velho Santa (atuou na sucursal), passando depois pelo O Estado e Diário Catarinense. De personalidade firme e algo teimosa, sua marca registrada sempre foi justamente a capacidade não aceitar tudo como verdade. Sempre há que investigar. No Diário, fazia o trabalho de redatora e subeditora, funções que praticamente nem existem mais no jornalismo. 

Beth falou de um tempo de ouro do jornalismo, no qual o trabalho em equipe fazia toda a diferença. Também ressaltou a importância de se oferecer ao leitor um texto preciso, bem escrito e com as informações corretas. Meticulosa, sempre deu o seu melhor. Ao logo de toda a sua caminhada no jornalismo ainda ela ainda fez assessoria e produziu várias outras publicações. Beth contou histórias e se emocionou ao lembrar toda a beleza que é a trajetória de uma vida.  

As fotos são de Rosane Lima e a filmagem de Felipe Maciel Martínez.


Nenhum comentário: