Foto: Rosane Lima
Gravado no histórico Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, o primeiro episódio do projeto Repórteres SC está na nuvem, trazendo a belezura da história e do trabalho do repórter Edson Rosa. Nascido na capital, Edson fala sobre sua infância e juventude, o primeiro trabalho, ainda muito jovem, lidando com jornal, a passagem por jornais de Santa Catarina, a parceria com colegas nas coberturas e a relação com a vida e as pautas que pululam na cidade, prontas para quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir.
Entre outras premiações, em 2016 Edson recebeu o Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa, uma das principais homenagens a comunicadores no Estado, em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores. Ele é reconhecido por suas matérias sobre a cidade e o meio ambiente, tendo especial apreço por tudo que envolve a pesca, os pescadores e o mar.
Na conversa aparecem histórias deliciosas, como a da “isca” ele que usou para convidar à reportagem uma família de gaviões carcará que habitava as copas das árvores da Praça 15. O texto, com as fotos de Daniel Queiroz, pode ser lido em https://ndmais.com.br/noticias/em-extincao-familia-de-gavioes-carcara-reina-entre-as-copas-das-arvores-de-florianopolis/
A costura da memória trouxe, pela fala de Edson, outros e outras repórteres, repórteres fotográficos e cinegrafistas, pauteiros, editores e também motoristas que fizeram história no jornalismo catarinense e que serão entrevistados no decorrer do ano.
A equipe do projeto, que já gravou a segunda entrevista (aguardem!) é composta por Míriam Santini de Abreu – jornalista; Elaine Tavares – jornalista; Rubens Lopes – jornalista; Rosane Lima - repórter fotográfica; Leonardo Antônio – músico; Leopoldo Paqonawta – design; Felipe Maciel Martínez – cinegrafista; Paulo Renato Venuto – músico.
E assim vai se constituindo a memória dos fazeres e saberes dos e das trabalhadoras do jornalismo catarinense. Sigamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário