sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Em defesa da memória cultural do Campeche

A comunidade do Campeche realiza, neste domingo, dia 8 de agosto, a partir das 10h, uma caminhada que sai da Rádio Comunitária (que fica na travessa em frente ao restaurante Alguidar) até o mega empreendimento imobiliário Essence Life Residence (que fica em frente ao Bar do Chico), para protestar contra a decisão do juiz Hélio do Valle Pereira de derrubar o bar que era um espaço comunitário e memória cultural do bairro.

A caminhada pretende questionar a decisão judicial diante de tantos empreendimentos que estão sendo liberados, mesmo em cima das dunas. É o caso do Essence, um conjunto de apartamentos de luxo que trará grandes impactos ambientais à região. Os moradores lembrarão também, com faixas e cartazes, que a derrubada do Bar do Chico não é um ato isolado. Faz parte de todo um projeto de ocupação do litoral por grandes empreendimentos empresariais (como o Estaleiro, em Biguaçu, ou a Votorantim, em Imbituba) e imobiliários. Para isso o governo, a justiça e os seus parceiros empresariais precisam destruir a cultura, a memória e a organização política das comunidades.

A derrubada do Bar do Chico é um golpe na organização comunitária e popular do Campeche e os moradores insistem na reconstrução. A caminhada deste domingo é um protesto e um ato organizativo. Venha celebrar esse Dia dos Pais de maneira criativa e inovadora, atuando politicamente contra a destruição da vida no litoral catarinense. Sua presença no Campeche, neste domingo, é fundamental.

Concentração na Rádio Campeche desde as 9h. Travessa Iracema das Chagas Pires (em frente ao Alguidar). Saída em caminhada às 10h. Esperamos você!!!

Nenhum comentário: