quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Manifestação de trabalhadores na Bélgica

A Europa também sofre com a crise e o desemprego. O que mostra que o processo de super-exploração, antes restrito ao sul do mundo, também está chegando no chamado "primeiro mundo". Na última semana 35 mil trabalhadores sairam às ruas de Bruxelas, na Bélgica, numa manifestacao por emprego e respeito aos direitos dos trabalhadores. O ato foi organizado pelas três grandes centrais sindicais do país, os socialistas, os cristãos e os liberais.

Quem informa é Catarina Gewehr, uma "nojenta" que está na Bélgica. Ela conta que na manifestação, as agremiações ficam muito bem demarcadas. Os socialistas marcham de capas vermelhas, os cristãos de amarela e os liberais de capa azul. Havia ainda manifestantes com capas verdes, que ela não conseguiu descobrir de que agrupamento eram.

"Fico pensando é no significado desse tipo de coisa... no primeiro mundo os trabalhadores estão sentindo o influxo da onda... e estão se mexendo... Nos países periféricos parece que isso ainda não foi sentido, mas na medida que a estagnação do modelo capitalista for se tornando impossível de ser negada, o que podera acontecer? Nao sei! Mas Marx saberia dizer..."

Nenhum comentário: