segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Sérgio Homrich, repórter

Foto: Miriam Santini de Abreu

O projeto Repórteres SC chega ao seu 14º entrevistado, atualmente atuando em Jaraguá do Sul, interior do Estado. É o jornalista Sérgio Homrich. Nascido em Natal (RN), ele graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Unisinos, em São Leopoldo (RS). Ao longo da carreira, foi repórter do jornal Diário Catarinense, do jornal O Estado, do jornal Tribuna do Norte, de Natal, e correspondente do jornal Folha de São Paulo também naquela capital. 

De volta a Santa Catarina e morando em Jaraguá do Sul, trabalhou como editor do jornal O Correio do Povo, repórter do jornal A Notícia, repórter da Oficina Comunicação (Joinville) e jornalista do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário, até que fundou, com a companheira, a também jornalista Maria Helena de Moraes, a Informa Editora Jornalística Ltda. 

Sérgio consolidou carreira no jornalismo sindical, mantendo o Programa Informa Luta no ar há 10 anos, aos sábados, pela Rádio Comunitária Alternativa de Jaraguá do Sul (87,9 FM). É autor, com Maria Helena, do livro "Piso salarial de Santa Catarina - Uma luta para não esquecer", pelo DIEESE-SC, que conta a história desta conquista pelas organizações da classe trabalhadora catarinense. 

Na entrevista, ele relembra episódios da cobertura política como repórter e do período em que trabalhou na cidade onde nasceu, analisando também os desafios do fazer jornalístico fora das capitais e do jornalismo sindical.

Como ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Sérgio também analisa os desafios da organização dos trabalhadores e trabalhadoras do jornalismo e a cobertura da mídia catarinense sobre as lutas sindicais.

A entrevista foi gravada por Felipe Maciel-Martínez. 

A nossa equipe agradece a Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc) pela cessão do auditório para gravação.

Nenhum comentário: