A equipe da Pobres & Nojentas está lançando um novo projeto, batizado de Escadarias do Maciço. O projeto traz entrevistas com moradores do Maciço Central ou Maciço do Morro da Cruz, parte do Distrito-Sede de Florianópolis (SC), buscando revelar o cotidiano naquele espaço urbano da Ilha de Santa Catarina.
O Maciço é uma formação rochosa próxima às áreas centrais da capital catarinense e se estende por quase 5 km no sentido das Baías Norte e Sul, atingindo 285 metros de altura. Nele há pelo menos 18 comunidades e cerca de 23 mil pessoas constituindo diferentes apropriações socioespaciais.
Um dos desafios para as populações que ali moram é a mobilidade urbana e a acessibilidade, sendo uma das formas mais características, além das linhas de ônibus implantadas na gestão de Sérgio Grando (1993-1996), o uso das escadarias para o trajeto entre as comunidades e delas até as áreas planas do centro da cidade.
A equipe está percorrendo as escadarias para conversar com moradores, ouvir as dificuldades e conhecer as mudanças naquele espaço urbano com o passar dos anos. O projeto tem o apoio do Instituto Cidade e Território (ITCidades).
O conjunto de entrevistas será a base para um documentário a ser lançado no segundo semestre de 2024 contemplando uma interpretação abrangente da realidade socioespacial do Maciço. Conheça neste episódio a Escadaria da Rua Monsenhor Topp a partir de entrevistas com três moradores.
Olá! Sou natural de Florianópolis mas moro em Blumenau há mais de 30 anos, onde tenho família. Nasci também de família humilde e, por isso, identifico-me muito com as pessoas honestas e lutadoras das comunidades de minha terrinha natal. Parabéns para esses dois LINDOS PROJETOS: O POBRES E NOJENTAS que dá vez e voz a essa comunidade através do PROJETO: MORRO DO MACIÇO.
ResponderExcluirPs.: Elaine, acompanho você nas belas entrevistas no IELA que, pra mim, trata-se de uma grande fonte de informação e de formação política, na luta pela Universidade, educação em geral e tudo mais que tem a ver com os direitos do trabalhador e povo brasileiro. COISA NOSSA! Professor Nildo D. Ouriques é um NOVO EXPOENTE da PÁTRIA GRANDE. O maravilhoso sobre isso é que ele ainda está vivo e entre nós e, assim, podemos reverenciá-lo ainda vivo.
João, lindas tuas palavras e teu reconhecimento do nosso trabalho! Muito obrigada!
Excluir